quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Maestro Rodrigo Müller recebe prêmio de profissional destaque do ano

Destinado geralmente a profissionais do campo empresarial, prêmio entregue pelo Rotary Clube Limeira Norte celebrou desta vez a área artística da cidade


Pelo reconhecimento de seu trabalho junto à Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) e Escola Livre de Música (ELM), o maestro Rodrigo Müller foi homenageado na noite de ontem, dia 26 de outubro, com o recebimento do prêmio de “Profissional de destaque do ano pelos serviços prestados à comunidade limeirense”. O certificado foi entregue pelo Rotary Clube Limeira Norte, em evento realizado na sede da entidade.


Ao longo dos 16 anos de sua trajetória frente aos trabalhos da Orquestra Sinfônica de Limeira, o maestro Rodrigo Müller recebeu diversos prêmios de reconhecimento. Apesar de ser natural de Rio Claro, cidade vizinha à Limeira, o maestro costuma dizer que se considera limeirense, pois foi aqui que recebeu apoio e oportunidade de desenvolver seu trabalho de músico e maestro a convite do então secretário da Cultura, José Farid Zaine, em 1995.


Destinado geralmente a profissionais ligados ao ramo do comércio e empresarial, o protocolo de premiação deste ano contou com uma exceção ao selecionar um profissional da área artística para receber o certificado. “Fico muito contente de ser homenageado e mais feliz de saber que isso é fruto de um trabalho desenvolvido por muitas pessoas que acreditam em mim e colaboram para que cada vez mais a Orquestra Sinfônica de Limeira e a Escola Livre de Música sejam reconhecidas pela população limeirense”, considera Müller.


Entre os prêmios já recebidos pelo maestro, estão: Título de “Parceiro da Cultura”, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo em 1998 pelos trabalhos realizados no Projeto Guri, onde foi professor nos polos de Limeira (1999 a 2002) e Júlio Prestes (2001 a 2002); “Troféu Limeira”, entregue pelo Poder Legislativo de Limeira em 2004 em reconhecimento ao seu trabalho frente à Orquestra Sinfônica de Limeira e formação por meio da Escola Livre de Música; “Troféu Fumagalli”, em 2007, também relacionado ao trabalho junto à orquestra e escola de música e Título de “Cidadão Limeirense”, concedido pela Câmara Municipal de Limeira no ano passado.


Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

9283-2114 / 3451-2750

oslimeira@yahoo.com.br

www.sinfonicadelimeira.com

Biblioteca recebe crianças do Flora de Castro; conservação de papéis é abordada em oficina

As bibliotecas municipais Professor João de Sousa Ferraz e Professora Cecília Quadros estiveram movimentadas nesta semana. A oficina “Diálogo sobre Conservação de Documentos em Papel”, realizada no último dia 25, e a visita do CEIEF Professora Flora de Castro, no último dia 26, foram os destaques em ambos os espaços. As bibliotecas são mantidas pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.


A oficina reuniu cerca de 20 pessoas e, segundo a coordenadora das bibliotecas, Lígia Consuelo Araújo, proporcionará aos participantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas atividades que cada um desenvolve em sua área de atuação. Fizeram parte da oficina, funcionários das bibliotecas, do Museu, da Secretaria de Planejamento e outros interessados. Juraci Rodrigues Soares Requena foi o responsável pelo bate papo.


Visita
Aproximadamente 30 alunos do centro infantil, acompanhados de professoras, coordenadores e pais, visitaram a biblioteca infantil. Na oportunidade, atividade de contação de histórias foi desenvolvida, além do incentivo do contato das crianças com os livros, gibis, jogos e brinquedos que fazem parte do acervo das bibliotecas.


Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, as atividades nas bibliotecas tornam o hábito de acesso a elas mais frequente. “Com o importante avanço tecnológico, não devemos deixar de incentivar o prazeroso gosto pela leitura. Nada substitui o livro”.

Caso haja interesse de alguma escola em visitar as bibliotecas, é possível realizar o agentamento através do telefone, (19) 3442 6539.

Imagens da visita. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pela primeira vez, Flash Mob é realizado em Limeira

Projeto desenvolvido por estudantes da Etec Trajano Camargo conta com o apoio das secretarias da Cultura e Meio Ambiente

Você já imaginou passar por um aglomerado de gente dançando, com passos conhecidos de músicas atuais, ao ar livre? E se a música o contagiar tanto ao ponto de você não resistir e se juntar aos dançarinos instantâneos? É o Flash Mob, projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Trajano Camargo, que acontece pela primeira vez em Limeira, na Praça Luciano Esteves, às 11h, neste sábado, 29. A intervenção conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias da Cultura e Meio Ambiente.

A ideia da atividade nasceu na disciplina de Projeto de Ação e Cidadania, do Ensino Médio, com orientação da professora Patrícia Pascon Souto Tancredo. Visando uma ação social, as alunas Karen Jeronymo, Nayara Pascotto e Pamela Rebelato Santana, uniram-se e criaram o “Como Produzir Sorrisos”, praticando o voluntariado, com o auxílio dos demais alunos da instituição de ensino, com visitas à Casa de Misericórdia e ao Cantinho do Vovô, com propostas pedagógicas diferenciadas, buscando o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo. O Flash Mob surgiu para que o projeto fosse divulgado e também para incentivar a prática de arrecadação de donativos destinados às pessoas atendidas nos lugares explorados pelo projeto. Todos os alunos participantes da atividade doarão algum mantimento, sendo sugerida, também, a doação para o público que participar.

A divulgação do Flash Mob acontece por meio das redes sociais, ideia central do evento. No Facebook, é só procurar a página “Como Produzir Sorrisos”, curtir, e ficar por dentro das novidades da mobilização.

Segundo Pamela, o intuito do evento é consolidar o projeto, abrangendo não somente a escola ou a cidade, mas outros municípios e instituições, mobilizando a população para a arrecadação, além de ser divertido. “Imagine só, em um sábado, você fazendo compras e alguém começa a dançar e a te puxar para o ritmo? Não seria um sábado comum”.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, incentivar novos eventos de cunho cultural, criados pelos jovens, é responsabilidade do Poder Público. “Estamos muito felizes por ajudarmos de alguma forma. O trabalho ‘Como Produzir Sorrisos’ foi organizado de forma muito competente e merece ser coroado com a realização do Flash Mob”.

Você Sabia?
O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que as prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época, o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele. Assim os fatos se dão sem fala, mas sim por atos.
Fonte: wikipédia
Vejam Flash Mob realizado no dia 20 de janeiro de 2010, pela TAP Portugal e Infraero, em homenagem ao Rio de Janeiro e ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim:http://www.youtube.com/watch?v=oqMrZ83T4FI&feature=related

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Música e confusão em “Alvin e os Esquilos e as Esquiletes”

Baseado no desenho animado “Alvin e os Esquilos” - uma divertida comédia para toda a família com emoção e música - “Alvin e os Esquilos e As Esquiletas” chega ao Teatro Vitória, neste domingo, 30, em duas opções de horários: às 11h e às 16h, com classificação indicativa livre. O apoio é da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.
Criado pelo cantor e compositor Ross Bagdasaran, a peça conta a história de três Esquilos Alvin, Simon e Teodor, que acreditam que tem talento musical e acabam se metendo em confusões Aconfusão começa quando eles conhecem as Esquliletes, um trio de lindas garotas Brittaney, Elionor e Janette, que mexem com o coração dos esquilos.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro que funciona de terça a sexta, das 13h às 17h, exceto em dias de eventos, em que fica aberta até o início do espetáculo (incluindo sábados, domingos e feriados). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
A realização é da Hart Eventos. Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Teatro Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.
Luane Tenório
Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451-0502

Em uma semana, concertos da orquestra somam 1,6 mil espectadores

Concertos Didáticos e apresentações no teatro continuam até o final do mês

Em sete dias, aproximadamente 1,6 mil pessoas tiveram acesso a um dos concertos realizados pela Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) e Escola Livre de Música (ELM). Formado em sua maioria por crianças, o público pôde conhecer de perto os trabalhos da orquestra tanto durante os Concertos Didáticos nas escolas municipais de Limeira, bem como no concerto ocorrido no Teatro Vitória, durante a 18º Semana Unimediana.


De 14 a 21 de outubro, foram contabilizadas cinco apresentações com grupos mantidos pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL), como a Orquestra Preparatória de alunos da ELM, Orquestra Sinfônica Jovem, Camerata de Cordas e Orquestra Sinfônica de Limeira. E mais. O número total de público deve ser ampliado, pois até o final de outubro ocorre mais um concerto com a Camerata de Cordas, no dia 28, na Igreja Presbiteriana Bethel, às 20h, no Jardim Montezuma. A entrada é gratuita.


Para o maestro da Osli e diretor artístico da ELM, Rodrigo Müller, essa oportunidade de levar as orquestras para pessoas de diversos setores da cidade, contribui para a formação e fidelização de um novo público para os trabalhos da Osli. “Além disso, é uma recompensa saber que muitas pessoas puderam conhecer uma orquestra pela primeira vez por conta dos concertos itinerantes nas escolas e bairros de Limeira”, considera o maestro.


Dando continuidade ao projeto de Concertos Didáticos, na próxima sexta-feira, dia 28, a Camerata de Cordas se apresenta com um repertório bem diversificado no salão da Igreja Presbiteriana Bethel. No programa, constam peças como a “Sinfonia nº 22”, de A. W. Mozart, “Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4”, de Villa Lobos, os tangos “Adios Nonino”, de A. Piazzolla e “Por Uma Cabeza”, de Carlos Gardel.


O concerto destaca ainda com os solos de trompa, com interpretação de Felipe Furlanetti no segundo movimento do “Concerto nº 3”, de Mozart. Também como solistas, os violinistas Aline Müller e Mikael de Lima irão apresentar o “Concerto para dois violinos”, escrito por Bach.


Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da Faurecia, CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas, Maestoso Arranjos Musicais e AZ Design.


Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cultura recebe inscrições de sete Estados

Equipe, agora, realiza seleção

Sete estados brasileiros estão na disputa e buscam participação dentro do Festival Nacional de MPB “FestiAFRO”, com temas relativos à cultura afro brasileira. Até o momento, 45 inscrições chegaram. O prazo era até a última segunda, mas quem optou pelos correios, as músicas chegam até quinta. O evento ocorre nos dias 19 e 20 de novembro, às 20h, no Teatro Vitória, realizado pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura. Entre os estados que mandaram inscrições estão Maranhão e Bahia.

Segundo o idealizador do projeto e secretário da Cultura, José Farid Zaine, a maioria dos inscritos optou pelo sistema virtual. “Do total, apenas cinco músicas chegaram pessoalmente ou por correio. Pela internet, é muito mais prático e rápido, além de o sistema ser seguro também”, explicou.

Farid não adiantou quantos limeireses tentam vaga. “Estamos em fase de validação das inscrições, e o festival provoca o compositor a criar uma canção específica para o evento, por isso a sua importância”, destacou o secretário.

De todas as músicas inscritas, serão escolhidas 20 para integrarem ao sexto FestiAFRO, sendo até dez de todo o Brasil e o mesmo número para Limeira. Essas músicas serão apresentadas, ao vivo, na noite da semifinal. Para a final, serão classificadas até cinco músicas na categoria nacional e o mesmo número para os limeirenses. Os prêmios do FestiAFRO atingem a marca de R$ 11 mil e todos os classificados às semifinais levam ajuda de custo que pode atingir R$ 400, dependendo da localidade.

Outras informações sobre o FestiAFRO podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Ronald Gonçales

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Sábado Útil ganha força e vai aos bairros

Arthur Giambelli leva retreta ao Parque Nossa Senhora das Dores


Já foram seis apresentações do projeto “Sábado Útil” na Praça Toledo Barros com as corporações musicais Arthur Giambelli e Henrique Marques e a resposta do público foi tão positiva que, a partir deste sábado, 29, a Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, incrementa o evento, levando as bandas aos bairros da cidade. Na primeira apresentação, às 11h, a Arthur Giambelli foi escolhida para ir até o Parque Nossa Senhora das Dores, no Pavilhão do Feirante (Avenida Frei João das Mercês), com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e apoio à Zona Rural.




Idealizador do “Sábado Útil” e secretário da Cultura, José Farid Zaine explicou que periodicamente será escolhido um ponto descentralizado para que as bandas façam apresentações, objetivando fomentar as suas atividades. “Primeiro a Arthur Giambelli faz a retreta e, no mês seguinte, a Henrique Marques se apresenta no mesmo local. É a forma que encontramos para que o público, por região, conheça esse trabalho cultural importante que fazemos na área da música”.


Segundo ele, não haverá alterações nas apresentações das bandas tanto no “Sábado Útil” quando nas já tradicionais retretas dominicais. “O projeto continua acontecendo sempre que o centro ficar aberto até mais tarde e aos domingos, sendo a versão itinerante uma alternativa a mais para as bandas”.



“Todas as apresentações feitas pelas bandas, o Poder Público paga, sendo esses projetos importantes também financeiramente para nossas corporações musicais”, completou o secretário.


Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens: Sábado Útil realizado com a Arthur Giambelli na Praça Toledo Barros. Créditos - Ronald Gonçales.

Ronald Gonçales

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Últimos dias para conferir obras do Slac; workshop gratuito é oferecido

Exposição segue até o dia 30; mais de 1000 pessoas já viram


A XXV edição do Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac) entra nos últimos dias às visitações do público, até o próximo dia 30. O salão foi aberto no último dia 14 e, até hoje, mais de 1000 pessoas já passaram por lá. Dá vida ao Slac o espaço do Centro de Formação do Professor (Rua João Kühl Filho, s/nº. – Vila São João – ao lado do Museu da Joia – Parque Cidade de Limeira). O último workshop acontece neste sábado, 29, com a profissional Juliana Monachesi, que integrou a equipe de jurados do salão. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Oficina Cultural Carlos Gomes, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



Para quem se interessa pela arte contemporânea, além de visitas, pode participar do workshop “Práticas da Apropriação da Colagem e da Citação na Arte Contemporânea”, com Juliana, das 15h às 17h, no mesmo espaço da exposição. Os interessados se inscrevem na Oficina Cultural, na Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro. A participação é gratuita.


Professor da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea) do curso de artes plásticas e vencedor do Prêmio Aquisitivo do Slac de 2005, Gilio Mialichi disse que o salão apresenta uma amostragem do que se produz em arte contemporânea hoje com bons trabalhos de artistas e linguagens variadas. “Aproveitem os últimos dias para tomar contato com experimentações visuais e de sentido com as obras do Slac”.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, vê como positivo o retorno do Slac. “Diante de tantos eventos consagrados pelo público, não podíamos deixar de realizar o salão, que está belíssimo, com obras criativas e originais, mostrando uma nova tendência da arte contemporânea”.


Além das obras selecionadas, no Slac, as pessoas conhecem o trabalho do artista Lúcio Bittencourt, de Mogi das Cruzes (SP). São cinco obras gigantes instaladas na área externa do Centro de Formação do Professor que pesam cerca de três toneladas.


No próximo ano, é a vez do Salão Belas Artes de Limeira (Sbal) chegar à programação cultural, com linguagem mais acadêmica. A 26ª edição do Slac deve ser retomada em 2013, já que ambos se alternam anualmente.


O horário de visitação é das 9h às 21h. Agendamentos ainda podem ser feitos na Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, (19) 3442 6539. Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens: Visita dos alunos do CIEIF Padre Maurício Sebastião Ferreira. Créditos - Ariane Martins.

Ronald Gonçales

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Programação Cultural - Novembro - 2011

Evento: “CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO PROJETO EMPRESÁRIOS DO FUTURO 2011”.
Terça-feira, dia 01, às 19h30.
O Projeto Empresários do Futuro visa despertar no aluno o espírito empreendedor e tem por base um material desenvolvido pela organização norte Americana Junior Achievement, que existe desde 1919 e está no Brasil desde 1980 e o IDELI trouxe para Limeira em 1999. A cerimônia homenageará os empresários, escolas, professores e consultores do projeto, também participam alguns alunos escolhidos pelos consultores acompanhados pelos seus pais ou responsáveis.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”.
Quinta - feira, dia 03, às 20h30.
A Corporação Musical Henrique Marques traz concerto que celebra os 151 anos da banda, com Raquel Pavanelli e muitos outros convidados. Regência de Fernando Barreto.
Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Mapa Cultural Paulista – Fase Regional
Sábado, dia 05, às 16h.
Coral Thulany estará no município de São José do Rio Pardo (SP) representando o município de Limeira na categoria canto coral dentro do projeto Mapa Cultural Paulista – Fase Regional. Vale a sua torcida!
Evento: “ABERTURA DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA: KIZOMBA A FESTA DA RAÇA, COMEMORANDO O ANO INTERNACIONAL DO AFRODESCENDENTE”.
Sábado, dia 05, às 19h30.
Uma noite de música e dança afro brasileira onde a comunidade faz a festa mostrando o potencial da periferia. Grupo de dança da Rede Social Senac.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Evento: FESTIVAL FANTASIA – “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES”.
Domingo, dia 06, às 17h e 19h30.
Paralelamente à essência oferecida pela escola, que é a construção do conhecimento acadêmico, o Colégio Portal desenvolve um projeto nossos alunos que é o Projeto Fantasia. Nele os alunos tem contato com a arte através da música, do canto, do ballet clássico, da dança moderna, do sapateado, da ginástica olímpica e do teatro.
Realização do Colégio Portal.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: 02 anos.
Teatro Vitória.
Evento: “FRUTOS DA MENTIRA” E “A REVOLTA DA CAIXA DE SABÃO”. Colégio Portinari.
Terça- feira, dia 08, às 19h30.
“FRUTOS DA MENTIRA”
O texto provoca uma pausa para reflexão sobre situações que tem como causa pequenas atitudes do cotidiano, como o próprio nome diz. No palco os alunos vivem relações muito próximas às suas realidades e descobrem que é preciso mais que jeito para se dar bem em relacionamentos com a comunidade e duas diferenças.
“A REVOLTA DA CAIXA DE SABÃO EM PÓ”
O texto aborda o assunto da reciclagem sem a pretensão de ser didático e nem empunha bandeira de manifesto, apenas coloca em discussão o destino dado aos diversos tipos de lixos produzidos pela sociedade.
Realização do Colégio Portinari.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Evento: PALESTRA – “I ENCONTRO REGIONAL EM DEFESA À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA”.
Quarta - feira, dia 09, às 14h.
Histórico de vida que culminou na sanção da Lei Maria da Penha.
Inscrições e Informações de 17 a 31 de outubro pelo telefone: (19) 3495-4440.
Entrada: 01 pacote de fralda geriátrica – Tamanho - M.
Classificação Indicativa: 14 anos.
Teatro Vitória.
Música: “NOITE DOS TALENTOS LIMEIRENSES”.
Quarta-feira, dia 10, às 20h.
Trata-se de um encontro musical com o tema “Noite dos Talentos Limeirenses”, onde 4 grupos musicaisLimeirenses, irão interpretar músicas autorais de compositores Limeirenses. É uma noite onde queremos dar espaço para a produção local e mostrar que temos ótimos compositores.
Realização: Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da ACARTE).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Música: “Sábado Útil”
Sábado, dia 12, às 11h.
Apoio: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Corporação Musical Arthur Giambelli passeia pela Praça Toledo Barros executando músicas por todo o local.
Entrada: Franca.
Classificação Indicativa: Livre.
Praça Toledo Barros.
Mapa Cultural Paulista – Fase Regional
Sábado, dia 12, às 20h.
Diversas obras de artistas plásticos limeirenses estarão na Exposição em Santa Bárbara D ´Oeste (SP) representando o município de Limeira na categoria artes visuais dentro do projeto Mapa Cultural Paulista – Fase Regional. Vale a sua torcida!
Música: “SHOW ARTE NASCENTE”.
Sábado, dia 12, às 20h.
Show da Banda GAN – Grupo Arte Nascente de Goiás, grupo espírita que há 23 anos leva a mensagem de Jesus e do amor através da música.
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e com bônus).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Evento: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”
Domingo, 13 de novembro de 2011 das 9h às 12h
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e proporcionar que as pessoas possam trocar livros e gibis de forma gratuita, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis, no dia 13 de novembro de 2011, das 9h às 12h. Este evento ocorre todo o segundo domingo do mês, juntamente com o “Domingo de Relíquias” na Praça Toledo Barros.
Cada livro ou gibi dará direito a troca de um exemplar. Não são aceitos para efeito de troca livros didático, técnicos, enciclopédias, dicionários, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rabiscados, amassados, desmontados, sujos, etc.)
Praça Toledo Barros.

Música: “CORAL VOZES DO TATUIBI E CONVIDADOS”.
Domingo, dia 13, às 19h30.
O evento será um encontro de corais, todos sob a condução do Maestro Rosivaldo Mena Peres, sendo que o Coral Vozes do Tatuibi será o “Carro Chefe” do Concerto.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Oficinas Afros
DATA: 15 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 17H
Em comemoração ao mês da consciência negra, desfile com temática afro e contemporânea, mostra de samba Rock e roda de samba, resultado das oficinas desenvolvidas ao longo do ano deste ano.
LOCAL: IG Nª Srª de Lourdes – Parque Nossa Senhora das Dores
Teatro Infantil: “O QUARTO DE BRINQUEDOS”.
Quarta - feira, dia 16, às 19h.
Quinta - feira, dia 17, às 14h.
A estória de uma família que perde sua empregada e através da bagunça que a casa fica, acabam reencontrando a magia dos brinquedos antigos. A trama se desenrola a partir da governanta Elga e sua maldade disposta a destruir todos os brinquedos da casa.
Realização: APAE Limeira – EEE João Ometto Projeto APAE Cultural.
Entrada: Franca.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Evento: “TROFÉU ÉBANO”.
Sexta – feira, dia 18, às 19h30.
Premiação de pessoas que se destacaram no ano de 2010, pela igualdade. Com apresentações de atrações culturais, incluindo o “Auto de Madre Teresa de Calcutá”.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Mapa Cultural Paulista – Fase Regional
Sábado, dia 19, às 16h.
Limeira Cia. de Dança estará no município de São José do Rio Pardo (SP) representando o município de Limeira na categoria dança dentro do projeto Mapa Cultural Paulista – Fase Regional. Vale a sua torcida!
Música: “FESTIAFRO” – Festival Nacional de MPB com temas relativos à cultura afro brasileira.
Sábado, dia 19, às 20h.
Domingo, dia 20, às 20h.
O Festival Nacional de MPB “FestiAFRO” chega à programação cultural de Limeira, com o objetivo de trazer grandes nomes da música para a população limeirense, cantando – todos – por uma cultura tão importante, que significa muito para a rica história do Brasil, a afro-brasileira. São canções que quebram as correntes dos preconceitos e celebram a vitória de um povo que tanto lotou por um país mais acolhedor.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Dança: “SKASKA...”.
Terça – feira, dia 22, às 20h.
Quarta – feira, dia 23, às 20h.
Festival anual do Studio de Dança Daniela Alonso.
Realização: Studio de Dança Daniela Alonso.
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada e com bônus da academia).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Música: “VIII CONCERTO DA TEMPORADA 2011”.
Quinta – feira, dia 24, às 20h30.
A Orquestra Sinfônica de Limeira, depois do sucesso do concerto “Vídeo Game Music”, apresenta mais um imperdível programa aos apaixonados pela música erudita. É imperdível! A Orquestra realiza seu VIII concerto da Temporada 2011, com o poema sinfônico “Scheherazade”, do compositor Rimsky-Korsakov, com solos do violinista e spalla da Osli, Paulo Brito.
Entrada: R$ 10,00, (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada e bônus) - Convênio Unimed.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Evento: “MAPA CULTURAL PAULISTA – Fase Regional - Literatura”
Sexta - feira, dia 25, às 20h.
Limeira volta a participar do projeto “Mapa Cultural Paulista”, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Abaçai Cultura e Arte, e também volta a ser sede de uma das etapas regionais das diversas modalidades que o evento possui, a regional. Na oportunidade, os jurados da fase regional do Mapa Cultural revelarão quais são os representantes da região de Campinas, em poesia, conto e crônica, na fase Estadual.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Música: “Sábado Útil - Itinerante”
Sábado, dia 26, às 11h.
Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural.
“Sábado Útil – Itinerante” leva agora a Corporação Musical Henrique Marques ao Pavilhão do Feirante, oferecendo mais uma opção de cultura e lazer, com as bandas sinfônicas da cidade, às pessoas do Parque Nossa Senhora das Dores e região.
Entrada: Franca.
Classificação Indicativa: Livre.
Pavilhão do Feirante (AV. Frei João das Mercês – Nossa Senhora das Dores).

Dança: “O CIRCO”.
Sábado, dia 26, às 20h.
Domingo, dia 27, às 20h.
Viagem pelo mundo do circo, com mágico, equilibrista e muito mais! Será uma noite cheia de surpresas.
Realização da Academia Só Dança.
Entrada: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.

Dança: “LUZ, CÂMERA, AÇÃO!”.
Terça - feira, dia 29, às 20h.
Quarta - feira, dia 30, às 20h.
A Hard Dance Center apresenta seu XIII espetáculo de danças envolvendo números inéditos de musicais da Broadway, jazz, sapateado, hip-hop, break, dança flamenca, ballet, dança de salão. Serão 2 dias inéditos de estreias com muito glamour, estilo e muitas surpresas.
Realização da Academia Hard Dance Center
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.
Teatro Vitória.
Mapa Cultural Paulista – Fase Regional
Quarta-feira, dia 30, às 19h30.
Cia Pêlo de Gato Preto estará no município de Louveira (SP) representando o município de Limeira na categoria teatro dentro do projeto Mapa Cultural Paulista – Fase Regional. Vale a sua torcida!