sexta-feira, 8 de julho de 2011

“Momento histórico para a nossa cultura”


O relógio ainda não anunciava 20h, mas o público já chegava buscando espaço dentro do hall do Teatro Vitória (o início da apresentação de “Carmen” estava previsto às 20h30). Lá fora, um frio obrigava as pessoas a se agasalharem bem para combatê-lo. O clima, porém, do lado de dentro, era quente, bem quente: todos estavam cheios de expectativas para assistir a estreia do espetáculo que mistura música, teatro e balé.


De forma organizada, pouco a pouco, o grande público ia compondo o principal cenário do teatro: a plateia. Via-se gente de todas as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos, senhores e senhoras. Ao sentar-se, a primeira surpresa: a Orquestra Sinfônica de Limeira, responsável pelo concerto, estava acomodada na plateia, para que a Limeira Cia de Dança brilhasse sobre o palco.


Na recepção do público, além dos funcionários do Teatro Vitória e do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, o próprio secretário da Cultura, José Farid Zaine, fazia questão de cumprimentar quem chegava. “É um momento histórico para a nossa cultura”, dizia o secretário, que representava o Prefeito Silvio Félix. Além de Farid, os vereadores Silvio Brito e Paulo Hadich marcaram presença.


Às 20h50, através de uma comunicação via “radinho”, a equipe técnica da Orquestra entrou em contato com a da Limeira Cia de Dança e o “ok” foi dado. Gláucia Bilatto, diretora artística do projeto, disparou: “está tudo pronto com os bailarinos”.


Assim, a Secretaria da Cultura agradeceu a presença do público (que lotou o Vitória), convidou-o para o “Canta Limeira” e à “Mostra de Dança de Limeira” e anunciou a primeira apresentação de “Carmen” (uma nova ocorre hoje, às 20h30, mas os ingressos já estão esgotados). Com entusiasmados aplausos, o maestro Rodrigo Müller surgiu para que, com a sua batuta, coordenasse todos os músicos da Sinfônica e, então, a cortina se abriu e, a partir disso, os olhos da plateia brilharam o tempo todo, buscando observar cada detalhe dos compassos organizados pelos competentes bailarinos e bailarinas que integraram o projeto.


Cigarros falsos, lenços, cadeiras, leques, luminárias, mesas e pulseiras foram alguns dos objetos usados para integrar ao adequado cenário preparado. Tudo casando. Tudo surpreendendo. Tudo emocionando!


As moças, muitas vezes de forma sensual, capricharam no figurino e na pontual dança. As coreografias de todos juntos eram exatas e pontuais e deixavam o palco ainda melhor adaptado. Várias cenas chamaram à atenção, mas ordená-las, agora, apagaria o brilho de quem assistirá a apresentação de hoje.


A emoção do público se extrapolava com gritos e aplausos durante toda a apresentação. Mas, quem de fato se importava se aquele era ou não o momento adequado dos aplausos? Não é possível limitar os sentimentos, e a cultura é a prova disso. Todos os 60 minutos provocaram a sensibilidade. Que bom!


O importante é que, assim que finalizada, o público aplaudiu em pé – e todo orgulhoso - os talentosos artistas limeirenses responsáveis pela apresentação. E queriam mais. Mas, fica para a próxima já que, a apresentação de hoje, também está com ingressos esgotados.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário