sexta-feira, 8 de julho de 2011

1ª Mostra de Dança de Limeira destaca produções contemporâneas

Meninas do balé da Escola de Cultura e Artes traz diversas coreografias e, entre elas, a do tema "Viola de Todos os Cantos". Créditos - Fernando Quesada.

Abertura do evento contará com a presença especial da São Paulo Companhia de Dança (SPCD)


Reivindicada pela classe de dança do município, Limeira será sede, pela primeira vez, de uma Mostra de Dança articulada pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura. O evento ocorre de 26 a 31 de julho e a dança contemporânea terá destaque entre os participantes. A Mostra tem início às 20h, todos as noites, no Teatro Vitória, com entrada franca.


Como já divulgado anteriormente, a São Paulo Companhia de Dança realiza a abertura da Mostra com a apresentação das obras “Tchaikovsky Pas de Deux” (1960), de George Balanchine, e “Legend” (1972), de John Cranko. Além disso, haverá a exibição do DVD Vida de Bailarino, no qual histórias, formação, possibilidades da carreira, desafios e curiosidades do cotidiano são expostos pelos bailarinos da SPCD.


Escola de Dança Gláucia Bilatto apresenta "Segredos do Chef". Créditos - Divulgação.


No dia 28, o Núcleo Cia de Teatro apresenta o espetáculo “África”. A Limeira Cia de Dança marca presença com o espetáculo de balé “Carmen”, no dia 29. Na sequência, ocorre a apresentação da Escola de Dança Gláucia Bilatto, com “Segredos do Chef” (30). A última noite da Mostra, 31, recebe convidados da Escola Municipal de Cultura e Artes, que apresenta várias coreografias, entre elas a que foi tema do “Viola de Todos os Cantos” deste ano, o bailarino João Messiah, com a coreografia “Fanfarrão”, e a apresentação que representa Limeira na fase regional do Mapa Cultural Paulista “Conversa de Botequim”.


Limeira Cia de Dança traz "Carmen". Créditos - Divulgação.


Cada escola ou grupo participante se inscreveu de acordo com o que pedia o regulamento da Mostra. As inscrições foram feitas até o dia 13 de junho e os grupos participantes recebem ajuda de custo de R$ 1 mil.


Segundo o idealizador do evento, secretário da Cultura, José Farid Zaine, as apresentações da primeira Mostra marcam pela criatividade das coreografias. “Estamos felizes com o resultado e a boa repercussão desse evento. Temos certeza de que a Mostra será um sucesso”.


O secretário explicou ainda que, para 2012, uma reunião com todas as escolas, grupos e academias de dança de Limeira será agendada para que o regulamento atenda mais as necessidades apontadas pelos profissionais dessa área. “O primeiro passo foi dado, agora, é aperfeiçoar para que todos fiquem satisfeitos”.


O Prefeito Silvio Félix afirmou que a realização da Mostra confirma que o município, desde 2005, se transforma num pólo de produções culturais, sempre buscando enaltecer as produções artísticas municipais.


Apenas para a noite do dia 26 haverá a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente. Para as outras apresentações, a entrada acontece de acordo com a ordem de chegada no Vitória.


Núcleo de Teatro apresenta "África". Créditos - Divulgação.


Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário