quarta-feira, 20 de abril de 2011

Personagens principais da Via Sacra expressam expectativas

Matheus Gonçalves, como Jesus, e Susi Beck, como Maria, revelam a ansiedade para a estreia da peça

Matheus Gonçalves, como Jesus
Susi Beck, como Maria

Com apenas 19 anos, Matheus Gonçalves é integrante do “Núcleo Cia. de Teatro” e participa da Via Sacra pela 4ª vez, pelo segundo ano consecutivo como Jesus Cristo. Gonçalves, que está envolvido com as artes cênicas há 10 anos, vive de produções culturais. “Além de uma grande paixão, o teatro é minha profissão”, diz. O ator precisou emagrecer sete quilos para interpretar a personagem, além de se dedicar intensamente aos ensaios da Via Sacra.

Para Gonçalves, é gratificante e compensador ser selecionado para o papel de Jesus novamente. “Apesar de ser a segunda vez que faço a personagem, o compromisso e a seriedade permanecem fortes como no ano passado. A responsabilidade é grande, e a emoção de interpretar o Salvador na Via Sacra se repete como se fosse a primeira vez”, confessa. As famosas encenações da “Paixão de Cristo” de Santana do Parnaíba, interior de São Paulo, e da cidade teatro Nova Jerusalém, localizada a 180 km do Recife, capital pernambucana, são alguns dos espelhos do jovem ator na construção da personagem.

A ressurreição de Lázaro, a cura da mulher do fluxo de sangue e a passagem da filha de Jairo são alguns dos emocionantes milagres de Cristo que estão no enredo. Gonçalves conta que outra cena marcante será a ressurreição de Jesus. Para ilustrar a ascensão de Cristo aos céus, o ator será levantado a 5 metros de altura por uma empilhadeira. “Apesar de ser uma cena elaborada, estou tentando manter a tranquilidade”, diz.

Alegria e sofrimento de Maria

Além de atrair atores experientes de Limeira e região que desejam entrar em seu elenco, a Via Sacra representa também uma oportunidade de aprendizado para os que nunca tiveram contato anterior com as artes cênicas. É o caso de Susi Beck, de 39 anos. Em 2003, Susi, incentivada pelas filhas Airine e Bianca, que já eram do elenco, ingressou na Via Sacra, e desde então não saiu mais. “Costumo dizer que a Via Sacra foi a minha escola”, diz ela. Hoje, Susi atua também nos grupos de teatro “Ponta de Areia” e “Levitar”.

Toda família de Susi está envolvida com a maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira. Trabalhando na área de informática, Susi se organiza para conciliar os compromissos com os ensaios. A dedicação e talento da atriz, que participa da Via Sacra pela nona vez, renderam-lhe o papel de Maria em 2009, que interpreta a mãe de Cristo novamente nesta edição.

Susi conta que deseja passar ao público toda a emoção da personagem, desde a felicidade por ser escolhida como a mãe de Jesus, até a dor de ter que deixá-lo morrer para que o mundo seja salvo. “Já estamos às vésperas das apresentações e a alegria e a ansiedade já tomam conta de mim. Com toda essa emoção vem a responsabilidade de conseguir transmitir ao público essa mensagem de amor e paz”, confessa.

A “Via Sacra – 21 anos de Paixão” mostrará os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. Novas cenas, figurinos e coreografias prometem emocionar o público. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece de 21 a 23 de abril no Parque Cidade (ao lado do Ginásio Vô Lucato), a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451 0502 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário