sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Circuito Sesc traz 9 atrações culturais a Limeira

A diversidade das linguagens artísticas está contemplada com atividades nas áreas de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. O imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo de uma programação que termina por intervir no espaço público e propor uma suspensão no cotidiano das cidades. Este é um resumo do Circuito Sesc de Artes, que estará em Limeira neste sábado.

Serão 9 atrações a partir das 16h, no palco do Parque Cidade, que fica no início da rodovia Limeira-Piracicaba. A entrada é franca.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, destaca a inovação e a interatividade como principais destaques nesta programação. "Teremos várias linguagens culturais ao longo de seis horas de evento, com iniciativas que primam pela interatividade com o público", disse Mansur. "Por isso, como uma das cinco cidades da região a receber o circuito, Limeira se sente honrada em acompanhar o que há de mais atual nas artes".

Quem pretende conhecer os resultados do circuito pode entrar no site www.sescsp.org.br/circuito e conhecer as ações. Seis cronistas farão relatos diários sobre as cidades visitadas, com participação especial do escritor Chico Matoso.

Veja a seguir a programação em Limeira.

16h - Eletropipas, com Bruno Vianna (RJ)

Projeto que explora o uso de materiais reciclados e acessórios diferenciados para confecção de pipas. Além disso, a pesquisa de Bruno Vianna envolve a captação e geração de sons através de sensores de movimento e microfones e a investigação artística das pipas como suporte poético. A proposta desta oficina é a construção de pipas de modelos práticos e pouco convencionais, incrementados com leds, pequenos equipamentos luminosos. Os participantes descobrem como fazer circuitos elétricos simples e adequados para o vôo. Ao entardecer, uma revoada de eletropipas decora o céu da praça. Classificação Indicativa: Livre.

16h - Os Perdidos, com a Cia. Solas de Vento (SP)

Dois personagens vão realizar uma viagem tendo como único recurso uma escada e um atlas. Com a utilização de elementos acrobáticos e de dança, os atores contam as peripécias da aventura: ora de barco, ora numa caverna, ora numa montanha gelada. Os Perdidos usam a imaginação para transformar o espaço em que estão. Solas de Vento é formado pela parceria entre Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, iniciada em 2007. Classificação Indicativa: Livre. Duração de 30 min.

16h - Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira

17h - "O Mundo tá Virado", com Grupo Imbuaça (SE)

No cotidiano das ruas tudo acontece. O comércio, antes restrito às feiras, hoje invade os logradouros públicos e até mesmo os lares. A sociedade do consumo exige sempre maiores espaços para vender e adquirir seus atrativos. Nesse contexto, circulam personagens que querem se dar bem a qualquer custo, não importa como. O texto, simples e de fácil comunicação, reúne três histórias adaptadas da literatura de cordel, alinhavadas pela música e pela dança folclórica. Fundado em 1977, o Grupo Imbuaça, homenagem ao embolador Mané Imbuaça, é fruto de uma série de oficinas realizadas em Aracaju e tem como elemento marcante na sua identidade a literatura de cordel e os elementos da cultura popular. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min

18h e 20h35 - Sarau do Binho (SP)

O Sarau do Binho é um encontro entre poetas, cantores, músicos e outros artistas populares que se reúnem para compartilhar a arte e a poesia. A expressão é livre tanto para aqueles que já têm obras divulgadas e livros publicados, como para os que estão pela primeira vez mostrando sua própria produção. O Sarau do Binho já se transformou em um marco importante de expressão cultural para poetas e escritores, sendo um espaço de referência cultural no Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista. Com Robinson Padial (Binho), Raíssa Corso, Luan de Jesus e Fabiana Teixeira. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 50 min

19h - Tormenta Eletrônica, com Luiz duVa (SP)

Em uma composição audiovisual , o videoartista e performer multimídia usa imagens do horizonte marítimo inglês para construir uma tormenta eletrônica. Desde 2003, Luiz duVa desenvolve projetos para serem apresentados em ambientes imersivos e salas de cinema. É o idealizador e diretor artístico da Mostra Live Cinema que se tornou referência nacional na linguagem e que chega a sua 4ª edição em 2010. Sua última performance, Storm, recebeu o prêmio Rumos Evento Multimidia do Itaú Cultural 2009/10. Classificação indicativa: Livre. Duração: 35 min

19h30 - Paulinho Moska (RJ)

O cantor apresenta as músicas de seu novo projeto "Muito Pouco", originado de dois discos: o Muito, com instrumentos e arranjos elaborados, e o Pouco, mais intimista. Também estão no repertório do show sucessos de sua carreira como Último Dia, A Seta e O Alvo, Pensando em Você, entre outras. Desde 1993, Paulinho Moska mantêm uma carreira sólida com mais de 10 discos lançados que levam sua assinatura nas belas melodias e letras inteligentes, sempre longe do lugar-comum. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min

20h30 - Repórter Abelha (SP), com Mariana Piza

Com a missão de descobrir quais são as referências literárias dos moradores da cidade por onde passa, um vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre o que as pessoas estão lendo no momento, quais são seus poetas e escritores preferidos. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco, promovendo um encontro das respostas registradas com o público. A coordenação é de Aldo Quiroga. Classificação Indicativa: Livre

21h - "E aí, vamos dançar?", com Cia. Nova Dança 4 e banda (SP)

O público é abordado de maneira lúdica com realização de quadros cênicos através da dança, da música e da performance e é convidado para dançar no "salão" das praças ao som da banda comandada por Natália Malo, criando uma atmosfera parecida com um grande baile. A companhia iniciou seus trabalhos de pesquisa e performance em 1996, desenvolvendo desde então as possibilidades do intérprete como um criador em cena. O espetáculo é construído em tempo real e convida o espectador a ser cúmplice desse jogo imprevisível da criação. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 60 min

Bibliotecas Municipais realizam “Leitura para Todos” no bairro Dom Oscar Romero

Funcionários da Secretaria da Cultura, voluntários e Sra. Francisca Félix, fundadora da Biblioteca Comunitária "Livro Aberto", do bairro Dom Oscar Romero
Atividades de leitura, pintura e contação de hitórias

As Bibliotecas Municipais Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profa. Cecília Quadros levaram na última quarta-feira, 27 de outubro, o projeto “Leitura para Todos” ao Centro Comunitário do bairro Dom Oscar Romero. A iniciativa, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura finalizou as comemorações à Semana Nacional de Literatura e o dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Na oportunidade, foram realizadas atividades de pintura de rosto e de desenhos, contação de histórias, sorteio de livros e declamações de poesias com músicas infantis; além da disponibilização da Banca de Troca de Livros e Gibis e da distribuição gratuita de Algodão Doce. A iniciativa visa descentralizar as atividades culturais em Limeira, democratizando o acesso à leitura. O projeto já foi realizado nas instalações das Bibliotecas (Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, Limeira/SP) nos dias 13, 14 e 15 de outubro; e visitou também a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, do jardim Ernesto Kühl, no dia 21.

A Biblioteca Comunitária “Livro Aberto” existe há dois anos e já possui um acervo de cinco mil livros, provenientes de doações, atendendo aos moradores do Dom Oscar Romero e de cerca de sete bairros da região. A Biblioteca é integrada ao Centro Comunitário do bairro, local onde ocorrem aulas de dança e as atividades do grupo “Reciclando Sonhos”, em parceria com a Rede Social Senac Limeira. Francisca Félix da Silva, fundadora do espaço, se emocionou com o evento. “Todos estão de parabéns pelo projeto. Não há dinheiro que pague a felicidade estampada nos rostos das nossas crianças”, diz ela.

Além dos colaboradores da Secretaria da Cultura, participaram como voluntários na contação de histórias Antônio Carlos Oliveira, da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes; e alunas do projeto “Roda de Poesia”, da Escola Maria Madalena Vasconcelos, sob a coordenação de Nirce Nogueira Penido. A coordenadora das Bibliotecas Municipais Ligia Consuelo Araújo conta que a experiência foi muito positiva para todos os colaboradores. “O projeto, indo aos bairros, cumpre o papel da Biblioteca Pública em atender as necessidades da população à que se destina”, explica.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail http://bibliotecadelimeira@gmail.com/.
Distribuição gratuita de Algodão Doce

Banca de Troca de Livros e Gibis, das Bibliotecas Municipais


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mostra Cultural leva música sertaneja ao Jardim do Lago




Foi realizada em Limeira no dia 22 de outubro, no bairro do Jardim do Lago, a 2ª edição de Mostra Cultural de Bandas, desta vez com temática sertaneja. A realização foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, contando com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Eventos, Obras, Agricultura, Segurança e Transporte.

A iniciativa visa abrir espaço para as bandas estudantis, incentivando novos talentos na cidade. A dupla "Guilherme e Gabriel", da ETEC Trajano Camargo, "João Carlos e Cristian", da ESATEC e o grupo "Conexão Regional", do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), são os responsáveis pelos shows. O evento, que teve início às 19h, recebeu mais de 400 pessoas. A Secretaria da Cultura contou com o apoio da diretoria da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto.

Nos próximos meses, a Mostra Cultural de Bandas, cuja estréia foi com o estilo rock, terá outros gêneros musicais. A ação atinge ainda outro objetivo da Cultura, que é a descentralização das atividades, levadas aos bairros de Limeira.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - NOVEMBRO /2010

Confira a Programação de Eventos da Secretaria Municipal da Cultura para o mês de Novembro:

Abertura do mês da Consciência Negra - “O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA PRA VOCÊ?”
- De 03 a 08 de Novembro - EMEIEF “Deputado Laércio Corte” (Rua Pedro Elias, 1302 - Jardim Vista Alegre).
- De 08 a 16 de Novembro – E.E. “Professora Leontina Silva Busch” (Rua Guido José Bellon, s/n - Pq. Res. Abílio Pedro).
- De 16 a 22 de Novembro - EMEIEF "Professora Maria Aparecida Luca Moore” (Rua Jorge Antonio, s/n - Jardim Aeroporto).
- De 22 a 30 de Novembro - E.E. ”Professor José Ferraz Sampaio Penteado” (Rua Nelson F. Silva, 181 - Jardim Novo Horizonte).
Fazem parte da exposição itinerante cartazes elaborados pelos alunos da escola E.E “Professor José Ferraz Sampaio Penteado” além de outros materiais oriundos do Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica), que atende às finalidades da Lei 10.639/2003. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e Decadie.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “INVENTA DESINVENTA” - “QUERO A LUA”
Quarta-feira, 03 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
Falam das relações das pessoas com suas imaginações e descobertas dos medos, como minimizar seus efeitos durante a infância. Por outro lado há o desejo de querer algo aparentemente impossível e que se torna passível de realizar quando se tem a simplicidade sublime de olhar para as coisas com ingenuidade e criatividade. Realização: Colégio Portinari de Ensino Fundamental. Direção de Juracy Soares. *
Entrada: Detergente ou sabão em pó.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “MOSTRA DE ESQUETES DA EMCEA”
Quinta- feira, 04 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
A 1ª Mostra de Esquetes da EMCEA faz parte da formação dos alunos das Oficinas de Teatro, e tem como objetivo o exercício completo sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula. Os esquetes (pequenas peças) de gêneros variados provocam a reflexão sobre temas atuais como ecologia, relacionamento humano, modernidade e consumismo, entre outros. Realização: Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e EMCEA - Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori.
Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “FESTIVAL CULTURAL DO COLÉGIO JANDYRA”
Sexta-feira, 05 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
O evento consiste em apresentações diversas como música, dança, poesia, teatro e exposições elaboradas pelos alunos. Realização: Colégio Profª Jandyra Antunes Rosa. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “ESTAÇÃO CULTURA – RODA DE SAMBA”
Sábado, 06 de Novembro das 14h às 18h – Estação Ferroviária
Grupos de samba da cidade se reúnem com o objetivo de difundir as diferentes vertentes do samba. Participam desta apresentação os grupos De Bobeira, Jeito de Ser, Laetare, Pagodeando e o Projeto “Vive Melhor quem Samba”. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “FESTIVAL FANTASIA”
Sábado, 06 de Novembro as 17 e às 20h – Teatro Vitória
No Projeto Fantasia os alunos tem contato com a arte por meio da música, do canto, do balé clássico, da dança moderna, do sapateado, da ginástica olímpica e do teatro. Estas atividades despertam o interesse, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades sociais e técnicas, atingindo assim as metas pedagógicas. Realização: Colégio Portal de Limeira. *
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Sábado, 06 de Novembro às 17h – Praça Toledo Barros
Retreta (concerto de uma banda de música em praça pública) sob a regência do Maestro Fernando Barreto, em comemoração aos 150 anos de fundação da Corporação.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Dança e música: “DANÇANDO E MEMORANDO A CULTURA AFRO BRASILEIRA”
Domingo, 07 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
Nesta noite será apresentada a arte africana, que é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África, com objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza, como esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Também a religiosidade do afro-brasileiro com muita dança e música. Realização: Paróquia Santa Isabel de Portugal. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CANÇÕES À L'ACARTE” – RITMOS NORDESTINOS
Quarta-feira, 10 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
O evento “Ritmos Nordestinos” é um resgate das tradições Nordestinas, das quais o Estado de São Paulo é um dos maiores representantes em virtude do grande número de migrantes desta região. Esse espetáculo musical terá também esquetes teatrais, poesia e artes plásticas. Realização: Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE). *
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da ACARTE).
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “IX CONCERTO DA ORQUESTRA – ANIVERSÁRIO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA”
Quinta-feira, 11 de Novembro às 20h30 – Teatro Vitória
Concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica de Limeira que completa 15 anos de existência, trazendo como solista o violista Victor Botene, que se destacou durante sua participação na OSLI e atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Realização: Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.*
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “ENCONTRO DE CORAIS”
Sexta-feira, 12 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
O Projeto Vivência da Terceira Idade, vinculado ao Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) oferece aos limeirenses uma noite musical com a participação do Coral Harmonia e de outros corais da cidade, todos conduzidos pelo maestro Rosivaldo Mena Peres. Realização: Ceprosom. *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Leitura: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”
Domingo, 14 de Novembro das 9h às 13h - Praça Toledo Barros
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e proporcionar que as pessoas possam trocar livros e gibis de forma gratuita, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza a Banca de Troca de Livros e Gibis, que ocorre todo o segundo domingo do mês, juntamente com o “Domingo de Relíquias” na Praça Toledo Barros. Cada livro ou gibi dará direito a troca de um exemplar. Não são aceitos para efeito de troca livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, 14 de Novembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “PROJETO: LIMEIRA MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE”
Domingo, 14 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
Produção diferenciada, com mudanças constantes de ritmos e dinâmica durante as músicas. As bandas Djamblê, Toc Percussivo, Casa do Timbó, Família Z/O, Projeto Salve e Povo da Oca, acompanhados dos músicos Isnard Magri e Dalba, dividem o palco do Teatro Vitória mostrando composições próprias e versões inusitadas. Realização: Banda Djamblê e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. *
Entrada: Um brinquedo novo ou em bom estado de conservação.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “QUANTO VALE SEU FILHO?”
Terça-feira, 16 de Novembro às 19h – Teatro Vitória
Encontro cultural realizado pelas escolas particulares de Limeira com o tema “Quanto vale seu filho?”, que será ministrada por Lídia Lacava, mestre em educação, arte e história da cultura. Realização: Escolas Particulares de Limeira. *
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “AS QUATRO ESTAÇÕES”
Quarta-feira, 17 de Novembro às 19h – Teatro Vitória
Quinta-feira, dia 18 de Novembro às 14h – Teatro Vitória
O espetáculo reflete o elo entre o homem e a natureza numa emocionante viagem pelo planeta terra, por meio das quatro estações. Realização: APAE Limeira – EE João Ometto (Projeto APAE Cultural). *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “TROFÉU ÉBANO”
Sexta-feira, 19 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
Cerimônia de premiação das pessoas que se destacaram na luta pela igualdade social e racial em Limeira. Realização: Paróquia Santa Luzia e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “5° FESTIAFRO – FESTIVAL NACIONAL DE MPB COM TEMÁTICA AFRO”
Sábado e domingo, 20 e 21 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
O FestiAFRO abre espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, que desenvolvam temas relativos à cultura afro-brasileira. Tem como objetivo fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas, artistas, público que venham a valorizar a produção musical. Realização: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica).
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, 21 de Novembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “MISSA AFRO”
Domingo, dia 21 de Novembro às 18h30 – Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Parque Nossa Senhora das Dores)
A Missa Afro reúne os elementos da Cultura Africana Cristã aos rituais tradicionais da Igreja Católica, com o objetivo de integrar os povos. Realização: Igreja Nossa Senhora de Lourdes, por meio da Pastoral Afro, Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica), Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro) e Centro de Difusão.*
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “PROJETO EMPRESÁRIO DO FUTURO - ENCERRAMENTO”
Terça-feira, 23 de Novembro às 19h30 – Teatro Vitória
O projeto Empresário do Futuro visa despertar o espírito empreendedor nos adolescentes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Tem como parceiros empresas patrocinadoras, consultores voluntários e escolas estaduais participantes no ano de 2010. Realização: Instituto de Desenvolvimento de Limeira – IDELI. *
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Dança: “A BAILARINA E O LIVRO”
Quarta e quinta-feira, 24 e 25 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
O espetáculo a bailarina Laís, que mora em um orfanato. Numa noite ela estava lendo um livro quando adormeceu e sonhou que entrou na estória. Lá fez um passeio por uma floresta onde encontrou muitos bichos, e deparou com um castelo onde o rei, que fez uma festa para ela, é envenenado por uma cobra. Laís tem que achar um antídoto para salvá-lo e a todos do castelo que estão paralisados. Realização: Academia Só Dança.*
Entrada: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Dança: “VOZES DA PRIMAVERA”
Sábado e domingo, 27 e 28 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
Espetáculo de dança que retrata um cotidiano camponês. Realização: Studio de Dança Daniela Alonso. *
Entrada: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada e com bônus da academia).
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “2º LIMEIRAFRO”
Domingo, 28 de Novembro das 9h às 22h – Escola CAIC
Feira cultural e de produção artística, literária, de serviços, moda e geração de emprego e renda que envolve a comunidade em todos os processos de maneira a permitir sua autonomia na sociedade. O CAIC fica na Avenida Vitório Bortolan, 1350, Pq. Nossa Senhora das Dores. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica).
Entrada: Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, 28 de Novembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retreta sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre

Dança: “ESSENCIAL NIGTH”
Terça-feira, 30 de Novembro às 20h – Teatro Vitória
A academia de Dança Hard Dance apresenta seu XII Show de Danças “Essencial Night” e passeia pelos musicais da Broadway, Moulin Rouge, Fama, Nine, entre outros, além do Balé Clássico de Repertório, Jazz-Americano, Flamenco, Tango, Dança de Rua, Hip Hop, Sapateado Americano, coreografias inéditas das músicas de Beyoncé, Cris Brown e muitas novidades. Realização: Academia Hard Dance.*
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Em Dezembro:

Dança: “ESSENCIAL NIGTH”
Quarta-feira, 1º de Dezembro às 20h – Teatro Vitória
XII Show de Danças “Essencial Night” da academia de Dança Hard Dance.*
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Limeira recebe “Circuito SESC de Artes” no Parque Cidade

Limeira recebe neste sábado, 30 de outubro o “Circuito SESC de Artes”, das 16h às 22h no Parque Cidade. É a terceira vez que Limeira recebe a iniciativa, realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). O evento, com entrada gratuita, recebe grandes nomes das artes, misturando arte cênica, literatura, arte visual, poesia, circo, dança, cinema e música num só espaço.

O Circuito SESC de Artes vem percorrendo, desde 19 de outubro, 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo, com participação de mais de 200 artistas e 200 outros profissionais em seus 20 dias de programação. Circulam trabalhos de grupos renomados, shows para todas as idades, além da interação e integração ao universo da produção artística, aproximando poéticas e pessoas nos espaços urbanos das cidades por onde o projeto passa.

Entre as atrações programadas para Limeira estão “Os Perdidos”, Jogo do Acervo SESC de Arte Brasileira, “O mundo tá virado”, “Sarau do Binho”, “Tormenta Eletrônica”, “Repórter Abelha”, “E aí, vamos dançar” e finalização com show do cantor Paulinho Moska. A programação completa e outras informações sobre o evento estão no site do SESC/SP – www.sescsp.org.br/circuito

Confira a seguir a programação:

ATIVIDADES

LITERATURA
Sarau do Binho
Poetas, cantores e músicos se revezam de forma livre para mostrar sua arte. Uma pequena biblioteca convida o público a se aventurar por novas leituras.

CIRCO
Os Perdidos
Com Solas de Vento
Com o uso de uma escada e elementos acrobáticos, os personagens criam as cenas.

ARTES VISUAIS
Eletropipas
Com Bruno Vianna
Confecção de pipas com o uso de leds, pequenos equipamentos luminosos.

TEATRO
O Mundo tá Virado
Com Grupo Imbuaça
O espetáculo aborda a questão do ambulante e retrata o consumismo e a figura do anti-herói.

MÚSICA
Paulinho Moska
No show Voz, Violão e Efeitos, Moska apresenta sucessos de sua carreira e canções de seu novo projeto: Muito Pouco.

ARTEMíDIA
Tormenta Eletrônica
Com Luiz Duva
Na composição audiovisual, Luiz Duva usa imagens do horizonte marítimo inglês para construir uma tormenta eletrônica.

DANÇA
E aí, Vamos Dançar?
Com Cia. Nova Dança 4 e Natália Malo
Os bailarinos abordam o público e os convidam a dançar ao som da banda comandada por Natália Malo.

HORÁRIO
Das 16h às 22h. Grátis.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Teatro Vitória recebe a peça “Terça Insana” neste domingo


O Teatro Vitória recebe neste domingo, 24 de outubro às 19h, a nova turnê nacional da peça “Terça Insana”. Com direção de Grace Gianoukas, o evento é uma realização da GT Produções, em parceria com a Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. Os ingressos já estão à venda na Bilheteria do Teatro por R$ 50,00, R$ 35,00 (com bônus dos patrocinadores) e R$ 25,00 (meia-entrada). A classificação indicativa é de 12 anos.

Após completar oito anos, o espetáculo já teve mais de 2 milhões de espectadores e está com novo elenco: Grace Gianoukas, Agnes Juliani, Mila Ribeiro, Arthur Kohl e Renato Caldas. O “Terça Insana” virou referência na comédia brasileira ao apresentar personagens como “Dona Editi” e “Sheila”, interpretados por Luis Miranda; e “Betina Botox”, vivido por Roberto Camargo. Com novas aventuras, a peça promete repetir o sucesso das últimas temporadas, que já passaram por todo o Brasil, incluindo uma turnê internacional em Portugal.

Possuem direito a pagar meia-entrada estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede municipal e estadual de ensino e deficientes físicos; mediante comprovação por meio de documento com foto. A bilheteria do Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro – Limeira/SP) funciona de terça à sexta-feira das 13h às 17h, reabrindo às 18h até o início dos eventos, e nos sábados e domingos apenas quando há espetáculos.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675

Escola Municipal de Cultura e Artes realiza "Festa das Crianças"


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado, dia 23 de outubro à partir das 14h a “Festa das Crianças”. Organizada pela Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Mário Tintori), a festa visa comemorar o mês das crianças entre alunos, familiares e a comunidade da cidade, com a participação de Bibliotecas Comunitárias de Limeira e apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. A entrada custará R$ 1,00.

A tarde de confraternização terá muitas brincadeiras, músicas, gincanas, sorvetes, comidas, doces, bebidas e brinquedos para as crianças. A Corporação Musical Arthur Giambelli e o Grupo de Circo do Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) também participarão do evento, que promete muita diversão para todos os presentes.

A Emcea fica na Rua Capitão Bernardes e Silva, 144 – Centro (ao lado do Conselho Tutelar) – Limeira/SP.

Inscrições para o FestiAFRO continuam até 8 de novembro

As inscrições para a quinta edição do FestiAFRO (Festival Nacional de MPB com Temática Afro) estão abertas até dia 8 de novembro. O evento, que será realizado dias 20 e 21 de novembro no Teatro Vitória, é destinado a abrir espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, para desenvolvimento de temas relativos à cultura afro-brasileira. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Uma das novidades desta edição é a ajuda de custo oferecida para artistas de Limeira, o que já existia para participantes de outros municípios. Já o corpo de jurados será composto por três membros, dentre músicos, jornalistas, literatos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral. A premiação atinge R$ 10 mil e troféus para 1º, 2º 3°, 4° e 5° lugar; melhor música, melhor arranjo e 1°, 2° e 3° lugar de Limeira.

Serão selecionadas 16 composições (10 de todo o país e 06 de Limeira). As músicas classificadas serão divulgadas pela Cultura no dia 10 de novembro.

O regulamento do Festival está no site http://www.festivaisdobrasil.com.br/ ou no link:

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica) – (19)3453.9009 – ou pelo e-mail festiafrolimeira2010@hotmail.com.

Bibliotecas Municipais levam atividades de leitura ao Ernesto Kuhl

Equipe das Bibliotecas Municipais e Secretaria da Cultura com Cristina Lira, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária "Viajando na Leitura", no Jardim Ernesto Kuhl
Atividades de pintura e contação de histórias

O projeto “Leitura para Todos”, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, recebeu cerca de 150 pessoas na última quarta-feira, 20 de outubro. Organizado pelas Bibliotecas Municipais, o evento visitou a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, no Jardim Ernesto Kühl, das 14h às 16h. Entre os presentes, estavam moradores do bairro, jovens e cerca de 80 crianças da comunidade.

Foram realizadas atividades de pintura de rosto e de gravuras, contação de histórias, sorteio de livros e sarau com composições de Vinícius de Morais; além da disponibilização da Banca de Troca de Livros e Gibis e da distribuição gratuita de Algodão Doce. A integração entre as Bibliotecas dá continuidade as comemorações à Semana Nacional de Literatura e o dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Cristina Lira, fundadora e coordenadora da Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, conta que o objetivo da união entre comunidade e poder público é levar o conhecimento e a leitura aos bairros, facilitando o acesso dos moradores à cultura. “A iniciativa propicia o envolvimento da comunidade nos projetos culturais desenvolvidos no centro da Cidade e no Ernesto Kühl, tornando a Biblioteca um ponto de referência para os jovens e moradores do Bairro”, diz ela.

O espaço, criado há cerca de 4 anos, possui acervo de 15 mil livros, provenientes de doações, e atende cerca de 200 pessoas por semana com aulas gratuitas de violão, grafite e pintura destinadas aos jovens, além de cursos de geração de renda para os pais. A Biblioteca Comunitária possui também parceria com a Rede Social Senac Limeira, oferecendo curso de preparação para o mercado de trabalho para jovens de 14 a 21 anos. O projeto, que leva profissionais do Senac até o bairro, já atendeu cerca 815 adolescentes. Na oportunidade, os alunos também conheceram o trabalho das Bibliotecas Municipais.

Luana Carolina Martins, de 15 anos, é moradora do Ernesto Kuhl e aprovou o evento sobre leitura. “Conhecer o trabalho das Bibliotecas foi muito importante para comunidade, principalmente para as crianças, que têm uma oportunidade de se distrair ganhando conhecimento”, diz. As bibliotecas Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profª. Cecília Quadros visitarão na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, a Biblioteca Comunitária do Jardim Dom Oscar Romero. O “Leitura para Todos” ocorrerá das 14h às 16h, com entrada gratuita.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

"Limeira Plural" é adiado

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, informa que o evento “Limeira Plural”, que seria realizado de 26 a 31 de outubro no Anfiteatro Vereador Mauro Vieira, foi adiado por problemas técnicos. A nova data será divulgada em breve pelo Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica).

Palestra apresenta nova biblioteca municipal

Juraci Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas; Adalberto Mansur, secretário da Cultura; a palestrante Adriana Ferrari e Ligia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas Municipais.
Adriana Ferrari com representante das Bibliotecas Comunitárias de Limeira


Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Literatura estão sendo comemorados em Limeira. A programação preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e das Bibliotecas Municipais, inclui atividades de capacitação, incentivo à leitura e novidades.

Uma das novidades foi a apresentação pelo secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, do projeto de biblioteca a ser desenvolvido no Parque Cidade, no prédio onde funcionou o Ceprosom. A apresentação ocorreu durante palestra realizada na noite de terça-feira, em Limeira.

A nova biblioteca prevê espaço para ações literárias e culturais, além de iniciativas voltadas ao movimento negro e à integração étnica. Serão 4,4 mil m2 destinados à programação cultural, com várias manifestações. Porém, tudo terá como foco a literatura, nos moldes da Biblioteca São Paulo – desenvolvida na Capital por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

“Por isso, pretendemos ouvir a comunidade. Queremos construir um projeto junto com os agentes culturais e de cidadania no município”, disse Mansur, durante a apresentação, que ocorreu no prédio das bibliotecas, no Centro de Limeira. Ele representou o prefeito Silvio Félix no evento.

A obra deve durar um ano, ao custo de R$ 2,6 milhões para a prefeitura. Haverá espaço para que as pessoas possam até passar o dia no local. Computadores darão acesso à internet. Haverá acervo de material em CD e DVD. Também abrigará apresentações de dança, música, teatro e artes plásticas e visuais.

As pessoas poderão dar opinião sobre as atividades no local através do e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com. Para isso, lideranças culturais foram convidadas para a palestra. Estavam presentes representantes de entidades educacionais e das bibliotecas comunitárias. Da secretaria municipal, participaram os diretores Juraci Rodrigues Soares Requena e Galdino Clemente, e a coordenadora de bibliotecas, Lígia Consuelo Araújo.


Adriana Cybelle Ferrari, bibliotecária ligada à Universidade de São Paulo (USP), falou aos presentes sobre a Biblioteca São Paulo, implantada pelo governo estadual no espaço onde funcionou o presídio do Carandiru, e que recebe 30 mil visitantes por mês. Atualmente, ela coordena a Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura.

Para Adriana, biblioteca é “o espaço mais democrático de acesso à informação, serviços e entretenimento”. Daí saudar a disposição da prefeitura para o projeto, que, segundo ela, atuará ao lado das demais salas de leitura instaladas no município. “Quanto mais você lê, mais você amplia o conhecimento. Os eventos nas bibliotecas devem sempre ter foco no incentivo à literatura”, disse ela.

Já Lígia destacou que a comemoração irá aos bairros. O evento “Leitura para Todos” estará nesta quarta-feira, 20 de outubro das 14h às 16h na Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura, no Jardim Ernesto Kühl, com contação de histórias, sorteio de livros, pintura livre, banca de troca de livros e gibis e atrações musicais.

A mesma atividade, que ocorreu na semana passada no prédio das bibliotecas, irá à biblioteca comunitária do bairro Dom Oscar Romero no dia 27 de outubro.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Público pede bis e Orquestra toca novamente Concerto de Cinema

Concerto de Cinema da Osquestra Sinfônica de Limeira - foto da última edição

Sucesso de público em edições anteriores, o Concerto de Cinema 3 retorna ao palco do Teatro Vitória nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, às 20h30. A apresentação conta com o mesmo repertório de trilhas de filmes apresentado em julho deste ano pela Temporada 2010, como "X-Men", "Piratas do Caribe", "Crônicas de Narnia", entre outros. O concerto extra pertence à grade de programações da 17º Semana Unimediana, que ocorre em Limeira de 16 a 23 deste mês.

Em virtude da parceria com a Unimed, o ingresso poderá ser trocado por 1 litro de leite longa vida na bilheteria do Teatro, na sede administrativa do hospital, localizada na Rua Santa Teresinha, 5, Centro, no Núcleo de Atenção à Saúde, que fica na Rua Boa Morte, 158, Centro, ou até mesmo na unidade de Cordeirópolis.

Além da viagem musical pelo universo cinematográfico, o público poderá acompanhar ao vivo as imagens dos respectivos filmes de acordo com o tema tocado pela orquestra. Para isso, será utilizado um telão para a exibição das cenas. O concerto contará também com a presença do Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira.

Para a realização deste concerto, a orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Secretaria Municipal da Cultura. O evento conta ainda com o patrocínio da Unimed Limeira e apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Os ingressos já podem ser trocados . No Teatro, a bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502 ou pelo email oslimeira@yahoo.com.br.

PONTOS DE TROCA
Ingresso:
1 litro de leite
Locais:
Teatro Vitória - Praça Toledo Barros, Centro;
Sede Administrativa da Unimed - Rua Santa Teresinha, 5, Centro;
Centro de Atenção à Saúde - Rua Boa Morte, 158, Centro;
Unidade da Unimed em Cordeirópolis.

Créditos: Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 3451-0502 / 9283-2114

terça-feira, 19 de outubro de 2010

“A Pedagogia do Amor” no Teatro Vitória

O Teatro Vitória recebe nesta quarta-feira, 20 de outubro às 20h a palestra “A Pedagogia do Amor”. A realização é da Unimed Limeira Cooperativa de Trabalho Médico em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. O evento é dedicado aos pais e educadores de Limeira, pois aborda a educação infantil com relatos relatos da infância e da educação que Roberto Carlos recebeu, marcada por fatores peculiares. A entrada é 1 litro de leite.

A palestra retrata também aspectos de motivação e de como chegar a um resultado educacional favorável estimulando as crianças por meio da educação emocional. Os ingressos são vendidos na bilheteria do Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro), que funciona de terça à sexta-feira das 13h às 17h, reabrindo às 18h até o início dos eventos, e nos sábados e domingos apenas quando há espetáculos.

A classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19)3451.6679 e (19)3451.2675.

“Leitura Para Todos” visita bairros de Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza o projeto “Leitura Para Todos”, organizado pelas Bibliotecas Municipais. Na próxima quarta-feira, 20 de outubro, das 14h às 16h a equipe das Bibliotecas Municipais levará o evento para a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, no Jardim Ernesto Kuhl; e no dia 27 de outubro para a Biblioteca Comunitária do Jardim Dom Oscar Romero.

Na oportunidade, estarão sendo realizadas atividades de contação de história, pintura livre, pintura de rosto, música, poesia, Banca de Troca de Livros e Gibis, sorteio de livros e distribuição de algodão doce. A integração dá continuidade as comemorações à Semana Nacional de Literatura e o dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro. A Biblioteca Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profª. Cecília Quadros já ministraram nos dias 13, 14 e 15 de outubro evento gratuito, direcionado ao público infantil, que recebeu escolas infantis de Limeira e visitantes.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mostra Cultural de Bandas leva show sertanejo ao Jardim do Lago

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza na próxima sexta-feira, 22 de outubro, a 2ª edição da Mostra Cultural de Bandas, com temática sertaneja. O show será aberto ao público na Área de Lazer do Jardim do Lago. A entrada é gratuita. O evento dá continuidade ao projeto, cuja primeira edição, realizada em agosto no Jardim Morro Azul, teve como ritmo o pop-rock.

Esta é uma iniciativa que visa abrir espaços para as bandas estudantis, incentivando novos talentos na cidade. A dupla “João Carlos e Christian”, da ESATEC; “Guilherme e Gabriel”, da ETEc Trajano Camargo; e o grupo “Conexão Regional”, do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), são os responsáveis pelo show. O evento terá início às 19h.

Nos próximos meses, a Mostra Cultural de Bandas contará com outros gêneros musicais. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do Teatro Vitória - (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675 - ou no blog da Cultura -www.culturalimeira.blogspot.com.

Oficina amplia espaço para projetos culturais de Limeira

Particpantes da Oficina, na Etec Trajano Camargo

Limeira recebeu nos últimos dias 13, 14 e 15 de outubro uma oficina de “formatação de projetos” realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari (Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari), em parceria com a Prefeitura de Limeira. Com adesão gratuita, as oficinas contribuem com o desenvolvimento dos profissionais e das instituições museológicas no interior do Estado e também são abertas ao público em geral.

Estiveram representando a secretaria os funcionários Juraci Rodrigues Soares Requena, Diretor das escolas de Artes e Bibliotecas; Pedro Rodrigo Cardoso Drago, Técnico de Som e Natália Carolina Lima Silva, estagiária de Letras. Ainda houve representantes das Secretarias de Turismo e Eventos e de Planejamento e Urbanismo, além da participação de profissionais da música, do teatro, de assistência social, produção cultural e da imprensa.

“Os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater com outros profissionais. Agora esperamos que a ação resulte em importantes projetos para toda a cidade”, diz Juraci Soares. A experiência e a coordenação de Roseli Biage, que ministrou a oficina, deixaram os participantes à vontade. A diversidade dos segmentos representados refletiu a preocupação e o anseio de se organizar e se aprofundar no entendimento dos editais que promovem o fomento da cultura no país, completa Soares.

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 502 instituições, públicas e privadas em mais de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e sobre as cidades onde estão localizados.

O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.

A vinda do projeto para Limeira é fruto da parceria entre Secretaria da Cultura do Município e Governo do Estado, que mantém o acompanhamento dos museus da cidade e que recebem orientações da UPPM. Nessa ação, a secretaria teve ainda o apoio da Escola Técnica “Trajano Camargo”.

Roseli diz que elaborar com competência um projeto cultural é importante para organizar as idéias, “de maneira que saibamos claramente todos os recursos que vamos precisar para realizá-lo”. Tão importante quanto o entendimento do projeto pelo elaborador é que outras pessoas consigam ler o documento e compreender claramente os objetivos, para que seja possível a captação de parceiros e financiadores. “Normalmente essa é uma tarefa que requer muito cuidado, planejamento e tempo”, afirmou Roseli.

“A oficina nos capacita para atender às exigências das prefeituras, dos parceiros e da população quando vamos elaborar projeto, e assim promovemos a economia para os cofres públicos e mais satisfação para o público", afirma Soares.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, que acompanhou a abertura da oficina, diz que a intenção da prefeitura é capacitar artistas e produtores. “A produção cultural da cidade é muito rica. Porém, existe uma exigência de que os projetos sejam viabilizados também no aspecto administrativo. Esse avanço permitirá tanto a ampliação no número de ações culturais na cidade como a possibilidade de o artista limeirense ganhar espaço em outras localidades”, declara Mansur.

Limeira realizará FestiAfro em novembro

Limeira sediará em novembro a quinta edição do FestiAfro (Festival Nacional de MPB com temática afro). O festival acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro de 2010, no Teatro Vitória, com entrada franca para o público. A organização é da Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura e Departamento de Cultura Afro-descendente e de Integração Étnica (Decadie).

O FestiAfro abre espaço aos compositores e intérpretes da música popular brasileira de todos os gêneros, que desenvolvam temas relativos à cultura afro-brasileira. Tem como objetivo fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural de Limeira, do Estado de São Paulo e de todo o Brasil, pois é aberto a todos os compositores e intérpretes do país.

As letras das composições inscritas conterão a história e a cultura do povo afrodescendente e sua importância para a formação do povo brasileiro. A valorização da liberdade e a condenação ao preconceito são temas que também se enquadram no objetivo do festival.

Outras informações sobre o festival serão divulgadas nos próximos dias. As inscrições devem ocorrer até o início de novembro, sendo que em seguida serão divulgadas as músicas classificadas. Haverá uma única eliminatória, na noite de 20 de novembro, com as melhores indo à final no dia seguinte.

Os prêmios em dinheiro serão tanto para grupos de Limeira como para vindos de outras cidades.

Encontro debate bibliotecas e traz representante da Secretaria de Estado da Cultura

Limeira está festejando com várias ações o Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Literatura, que ocorrem em outubro. Uma palestra e ações nos bairros constam da programação preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e das Bibliotecas Municipais.

Um dos destaques será a palestra “A importância das bibliotecas”, que acontecerá na próxima terça-feira, 19 de outubro, às 19h30, nas bibliotecas municipais, que ficam na Rua Senador Vergueiro, 845 – Centro, Limeira. A palestra será aberta pelo secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, que falará sobre o projeto de biblioteca a ser desenvolvido no Parque Cidade, no prédio onde funcionou o Ceprosom. O projeto prevê um grande espaço para ações literárias e culturais, além de iniciativas voltadas ao movimento negro e à integração étnica.

Em seguida, falará Adriana Cybelle Ferrari, bibliotecária com especialização em Gestão de Qualidade e que esteve na direção técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Sistema Integrado de Bibliotecas, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Idealizou e coordenou o projeto “Biblioteca São Paulo”, implementado pelo governo estadual no prédio onde funcionou o presídio do Carandiru, na Capital.

Atualmente, Adriana coordena a Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura, que apóia o evento. É uma das principais assessoras do secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. A palestra tem entrada gratuita.

A comemoração também irá aos bairros, após ser realizada, esta semana, no prédio das bibliotecas. O evento “Leitura para Todos” incentivará a prática entre as crianças que residem nas proximidades das bibliotecas comunitárias dos bairros Ernesto Kühl e Dom Oscar Romero.

O “Leitura para Todos” ocorrerá na quarta-feira, 20 de outubro das 14h às 16h na Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura, no Jardim Ernesto Kühl. Haverá contação de histórias, sorteio de livros, pintura livre, banca de troca de livros e gibis e atrações musicais. A mesma atividade será realizada na biblioteca comunitária do bairro Dom Oscar Romero no dia 27 de outubro.
Outras informações podem ser obtidas no telefone (19) 3442.6539.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Oficina de projetos amplia capacitação na área cultural

O secretário da Cultura Adalberto Mansur e a palestrante Roseli Biage
Roseli Biage
A Secretaria da Cultura de Limeira está ampliando a possibilidade de capacitação de artistas e produtores. Nesta quarta-feira, 13 de outubro, teve início uma oficina de capacitação, realizada por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

A Oficina de Elaboração de Projetos, ministrada por Roseli Biage, vai até sexta-feira, dia 15. A iniciativa conta com o apoio da ETEC Trajano Camargo e da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

É a primeira vez que a cidade sedia um evento desse tipo, embora representantes das secretarias Municipais da Cultura e de Turismo e Eventos tenham comparecido as várias iniciativas desse tipo realizadas pelo SISEM. “As atividades têm sido bastante produtivas”, disse o diretor da Secretaria da Cultura de Limeira, Juraci Rodrigues Soares Requena, que tem comparecido às atividades do SISEM.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, prestigiou a abertura da oficina. “Limeira tem uma produção cultural muito boa. Porém, precisamos adequar o formato dos projetos às normas existentes”, disse Mansur.

A oficina é ministrada por Roseli Biage, professora de Gestão Cultural, Linguagem, Comunicação e Tecnologia em Museus. “Fico contente em saber que há essa preocupação nos municípios do interior”, afirmou Roseli, que atua na Grande São Paulo. Segundo ela, a intenção é tornar o encontro um espaço de intercâmbio e valorização do trabalho de quem atua na área cultural.

O primeiro exercício prático do encontro foi a elaboração de projetos culturais pensados pelos participantes. A arquiteta Juliana Binotti considera importante esse tipo de ação. “Integro a equipe técnica de vários projetos. Oficinas como essas mostram os caminhos para formatar esses projetos”, afirmou.

A Etec Trajano Camargo, ligada ao Centro Paula Souza, fica na rua Tenente Belizário, 439, Centro de Limeira. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (19) 3441.5493 e (19) 3442.8470.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Henrique Marques comemora 150 anos com novas apresentações

Em comemoração aos seus 150 anos de fundação, a Corporação Musical Henrique Marques realiza apresentações no final de semana. Nesta sexta-feira, 8 de outubro às 20h, o Teatro Vitória recebe a Banda para um concerto de composições tradicionais. A entrada será um litro de leite. Já no domingo, dia 10, a apresentação ocorre no coreto da Praça Toledo Barros às 10h30, sendo aberta ao público interessado.

Em uma nova estrutura, a banda apresentará composições de dobrado e músicas sinfônicas para a formação de instrumentos de sopros. A regência é de Fernando Barreto. A realização é da Corporação Musical Henrique Marques em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19)3451.6679 e (19)3451.0502.

Em comemoração ao Dia das Crianças, Teatro Vitória recebe peças infantis

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o Teatro Vitória conta com uma programação especial de peças infantis para o feriado prolongado. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. No próximo domingo, dia 10, às 16h, a Roma Produções apresentará o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”. A classificação indicativa é livre e as entradas custarão R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada).

A obra infantil será interpretada por dois atores que representam diversos insetos, nesta divertida história em que a Cigarra tem dificuldades em encontrar um lugar para fazer o que mais gosta: cantar. Já na terça-feira, dia 12 outubro às 16h a Tchesco Produções Artísticas apresenta a peça “Os 3 Porquinhos”. A trama retrata a vida da Dona Porca Porpeta e seus três filhos: Rodela, Pururuca e Costelinha. Os ingressos serão vendidos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Possuem direito a pagar meia-entrada estudantes, idosos acima de 60 anos, professores da rede municipal e estadual de ensino e deficientes físicos; mediante comprovação por meio de documento com foto. A bilheteria do Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro – Limeira/SP) funciona de terça à sexta-feira das 13h às 17h, reabrindo às 18h até o início dos eventos, e nos sábados e domingos apenas quando há espetáculos.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675

Oficina gratuita de Elaboração de Projetos para a área cultural em Limeira


O Governo do Estado de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) realizam nos dias 13, 14 e 15 de outubro a Oficina de Elaboração de Projetos, ministrada por Roseli Biage. A iniciativa conta com o apoio da Etec Trajano Camargo e da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e visa atender aos profissionais cadastrados no SISEM-SP e interessados em geral.
É a primeira vez que Limeira sedia um evento desse tipo. “Estamos seguindo outra diretriz da Secretaria da Cultura, no sentido de capacitar produtores e artistas de Limeira”, disse o secretário da Cultura, Adalberto Mansur.

A oficina cria um espaço de intercâmbio e valorização do trabalho de quem atua ou pretende atuar na área cultural no país, e possibilita um exercício prático na formatação de projetos culturais. Com recursos audiovisuais e tecnológicos e atividades práticas, os participantes terão oportunidade de elaborar e formatar projetos e conhecer um pouco mais sobre a produção cultural brasileira.

A proposta discutirá o que é e quais são as Leis de incentivo à Cultura; como elaborar, formatar e inscrever um projeto cultural para as leis de incentivo; como captar recursos para a cultura; apresentação de casos de sucesso e prestação de contas e exercício prático. A palestrante Roseli Biage é professora de Gestão Cultural, Linguagem, Comunicação e Tecnologia em Museus.

O Centro Paula Souza - Etec Trajano Camargo - fica na Rua Tenente Belizário, 439, Centro, Limeira/SP. A entrada é gratuita, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas nos telefones (19) 3441.5493 e (19) 3442.8470 ou pelo e-mail juracysoares2008@hotmail.com.

Bibliotecas Municipais realizam eventos em comemoração a Semana Nacional de Literatura


As Bibliotecas Municipais Prof. João de Sousa Ferraz e Infanto-Juvenil Profª. Cecília Quadros realizam nos dias 13, 14 e 15 de outubro evento gratuito em comemoração a Semana Nacional de Literatura e ao Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

As instalações das Bibliotecas abrigarão diversas atividades com entrada gratuita, como visita monitorada ao acervo, pintura de rosto, contação de histórias, sorteio de livros, dinâmicas com músicas e distribuição de pipoca e bexigas ao público infantil. O evento será realizado das 9h às 11h e das 14 às 16h. As Bibliotecas Municipais ficam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro - Limeira/SP.

A mesma iniciativa será realizada também em Bibliotecas Comunitárias. No dia 20 de outubro das 14h às 16h a equipe das Bibliotecas Municipais levará o projeto “Leitura Para Todos” para a Biblioteca Comunitária “Viajando na Leitura”, no Jardim Ernesto Kuhl; e no dia 27 de outubro para a Biblioteca Comunitária do Jardim Dom Oscar Romero. Na oportunidade, além das dinâmicas, estará disponível aos visitantes a Banca de Troca de Livros e Gibis.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail bibliotecadelimeira@gmail.com.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – OUTUBRO/2010

Confira a Programação de Eventos da Secretaria Municipal da Cultura para o mês de outubro:

Evento: “ARTESANATO DOS INTEGRANTES DO GRUPO APOIO”
Segunda-feira, 04 de Outubro, até 10 de Outubro das 9h às 18h – Teatro Vitória
Será realizada no hall do Teatro Vitória uma exposição de artesanato, com os materiais artísticos que são produzidos pelos pacientes do Grupo APOIO, realização da Secretaria da Saúde. A associação visa ajudá-los a encontrar o sentido da vida, da motivação, melhorando assim a auto-estima e devolvendo a eles o prazer de viver. Realização do grupo APOIO em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Infantil: “6ª MOSTRA DE ARTE E TALENTO – CEPROSOM – PINÓQUIO”
Quarta-feira, dia 6 de Outubro às 19h30 – Teatro Vitória
Quinta-feira, dia 7 de Outubro às 14h30 – Teatro Vitória
Quantas vezes você mente por dia? Para seus pais? Amigos? Professores? E para você mesmo? Algumas pessoas, de tanto contar mentiras, acabam vivendo suas próprias histórias inventadas e deixam de aproveitar a vida real. É o caso de um menino, não um menino de verdade, mas sim de uma marionete que falava, andava e até contava mentiras. O espetáculo é uma produção do Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “HENRIQUE MARQUES - 150 ANOS”
Sexta-feira, dia 8 de Outubro às 20h30 – Teatro Vitória
O concerto faz parte das comemorações dos 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. Em uma nova estrutura, a banda apresentará composições tradicionais de dobrado e músicas sinfônicas para a formação de instrumentos de sopros. A regência é de Fernando Barreto. Realização da Corporação Musical Henrique Marques em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: 1 litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, dias 10 e 24 de Setembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Infantil: “A CIGARRA E A FORMIGA”
Domingo, dia 10 de Outubro às 16h – Teatro Vitória
A obra infantil será interpretada por dois atores que representam diversos insetos nesta divertida história, em que a Cigarra tem dificuldades em encontrar um lugar para fazer o que mais gosta: cantar. Realização da Roma Produções em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada e com bônus dos patrocinadores).
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro Infantil: “OS 3 PORQUINHOS”
Terça-feira, dia 12 de Outubro às 16h – Teatro Vitória
A obra “Os 3 Porquinhos” retrata a vida da Dona Porca Porpeta e seus três filhos: Rodela, o mais velho, Pururuca e Costelinha. Certo dia, os três decidem morar sozinhos. Despediram-se de sua mãe e saíram em busca de um lugar para montar as suas casinhas. Realização Tchesco Produções Artísticas em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e com bônus dos patrocinadores).
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “DIA FELIZ” - COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS
Terça-feira, dia 12 Outubro das 9h às 17h – Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Pq. Nossa Das Dores
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes promove o evento “Dia Feliz” em comemoração ao Dia das Crianças. O objetivo é reunir o público infantil, e despertar neste encontro os sentimentos de amizade, fé, fraternidade e socialização. Realização da Igreja Nossa Senhora de Lourdes por meio da Pastoral da Criança e Pastoral Afro; com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio Secretaria de Cultura em parceria com o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e Decadie (Departamento da Cultura Afro-Descendente e da Integração Étnica).
Classificação indicativa: Livre.
Entrada Gratuita.

Oficina: “OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS”
Dias 13, 14 e 15 de Outubro das 9h às 18h – Etec Trajano Camargo
Oficina de capacitação voltada para o público de museus e aberta à população em geral com o tema “Elaboração de Projetos”, com Roseli Biage. A proposta discute o que é e quais são as Leis de incentivo à Cultura; como elaborar, formatar e inscrever um projeto cultural para as leis de incentivo; como captar recursos para a cultura; apresentação de casos de sucesso e prestação de contas e exercício prático. A oficina é uma realização Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Organização Social de Cultura ACAM Portinari, Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Etec Trajano Camargo. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser fetias nos telefones (19) 3441.5493 e (19) 3442.8470. A Etec Trajano Camargo fica na Rua Tenente Belizário, 439 – Centro, Limeira/SP.
Entrada Franca.
Classificação indicativa: Livre.

Evento: “DIA NACIONAL DA LEITURA E SEMANA NACIONAL DA LITERATURA”
Dias 13, 14 e 15 de Outubro das 9h às 11h e das 14h às 16h – Bibliotecas Municipais
Diversas atividades como Visita Monitorada, Pintura de Rosto, Contação de Histórias, Sorteio de Livros, Músicas e Distribuição de Pipoca e Bexigas; direcionadas ao público. As Bibliotecas Municipais ficam na Rua Senador Vergueiro, 845 – Centro, Limeira/SP. Realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CANÇÕES À L'ACARTE – NOITE DO HIP–HOP”
Quarta-feira, dia 13 de Outubro às 20h – Teatro Vitória
Para este mês o “Canções à L'Acarte” terá como estilo o Hip-Hop. Quatro bandas farão parte do espetáculo, com a participação de Dj´s, B.Boys, Dança e Grafite, tudo em uma só apresentação. Realização da Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada e com bônus da Acarte).
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “VIII CONCERTO DA ORQUESTRA DA TEMPORADA 2010 – COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS”
Quinta-feira, dia 14 de Outubro às 20h30 – Teatro Vitória
O 8° Concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira irá comemorar o Dia das Crianças. Dentre as principais atrações está a peça “Pedro e o Lobo”, com narração da atriz Tatiana Alves. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR”
Sexta-feira, dia 15 de Outubro às 21h – Teatro Vitória
Inspirada no gênero Vaudeville, a peça gira em torno de meras hipóteses de adultérios, geradas por equívocos e confusões provocadas por uma empregada, que se aproveita da desconfiança geral entre os casais do enredo para subornar seus patrões e amigos. A estória conta com três casais, um padre e um vendedor de jóias que se torna, sem querer, o pivô de uma série de suspeitas de traição. O sucesso deve-se à agilidade do texto que fornece boas piadas do começo ao fim da obra. Realização da Radamés Bruno Produtora em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 50,00 (inteira), R$ 35,00 (com bônus dos patrocinadores) e R$ 25,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: 12 anos.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, dias 17 e 31 de Outubro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “PLUFT, AINDA É UM FANTASMINHA”
Domingo, dia 17 de Outubro às 16h – Teatro Vitória
O espetáculo infantil conta a história de um fantasma criança que tem medo de crescer. O personagem Pluft traduz os medos infantis, que são nítidos na vida das crianças, principalmente o de algo desconhecido. Realização do grupo Ponta da Areia em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.

Palestra: “A IMPORTÂNCIA DAS BIBLIOTECAS”
Terça-feira, dia 19 de Outubro às 19h30 – Bibliotecas Municipais
Adriana Cybelle Ferrari é bibliotecária com especialização em Gestão de Qualidade. Esteve na direção técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Sistema Integrado de Bibliotecas, ambos da Universidade de São Paulo (USP). Idealizou e coordenou o projeto “Biblioteca de São Paulo”. Atualmente é Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. As Bibliotecas Municipais ficam na Rua Senador Vergueiro, 845 – Centro, Limeira/SP. Realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “LEITURA PARA TODOS”
Quarta-feira, dia 20 de Outubro das 14h às 16h – Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura – Jardim Ernesto Kuhl
Em outubro, comemora-se o Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Literatura. Em virtude da data, as Bibliotecas Municipais prepararam diversas atividades, como contação de Histórias, sorteio de Livros, pintura Livre, Banca de Troca de Livros e Gibis, músicas e distribuição de algodão doce ao público. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Palestra: “A PEDAGOGIA DO AMOR”
Quarta-feira, dia 20 de Outubro às 20h – Teatro Vitória
A palestra “A Pedagogia do Amor” é dedicada aos pais e educadores, pois aborda o tema com relatos da infância e da educação que Roberto Carlos recebeu, sendo marcadas por fatores peculiares. Ela retrata também aspectos sobre a motivação, como chegar a um resultado educacional favorável estimulando as crianças por meio da educação emocional. Realização da Unimed Limeira Cooperativa de Trabalho Médico em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CONCERTO SEMANA UNIMEDIANA”
Quinta-feira, dia 21 de Outubro às 20h30 – Teatro Vitória
Dentro das comemorações da Semana Unimediana 2010, a Orquestra Sinfônica de Limeira irá realizar juntamente com a Unimed um concerto de músicas de cinema. A realização é da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: 1 Litro de leite.
Classificação Indicativa: Livre.

Palestra: “WORKSHOP DE CENOGRAFIA”
Sexta-feira, dias 22 e 29 de Outubro das 18h30 às 21h30 – Teatro Vitória
Sob a coordenação de Heron Medeiros, o workshop trata da cenografia como ocupação cênica de espaço determinado (não necessariamente dramaturgo), considerando os aspectos técnicos estéticos de forma sucinta e histórica. Realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes, em parceria com a Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. Informações pelo telefone (19)3442.9857.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: 16 anos.

Evento: “FESTA DAS CRIANÇAS”
Sábado, dia 23 de Outubro às 14h – Escola Municipal de Cultura e Artes
No mês das crianças, a Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Mário Tintori) prepara uma tarde para confraternizar-se com os alunos, familiares e comunidade; com muitas brincadeiras, músicas e comidas. A Emcea fica na Rua Capitão Bernardes e Silva, 144 – Centro (final da Rua Carlos Gomes) – Limeira/SP. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com a participação de Bibliotecas Comunitárias da cidade.
Entrada: R$ 1,00.
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “TERÇA INSANA”
Domingo, dia 24 de Outubro às 19h – Teatro Vitória
“Terça Insana” é a nova Turnê Nacional da trupe comandada por Grace Gianoukas. Com novas aventuras, o espetáculo promete repetir o sucesso dos anos passados. As cenas de teatro são efêmeras, só existem no momento em que acontecem. Realização da GT Produções em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 50,00 (inteira), R$ 35,00 (com bônus dos patrocinadores) e R$ 25,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: 12 anos

Evento: “CONCURSO LITERÁRIO PROFESSOR ROBERTO LEITE”
Terça-feira, dia 26 de Outubro às 19h30 – Teatro Vitória
Neste espetáculo cultural serão apresentados os melhores trabalhos literários dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. As atividades do corrente ano versarão sobre o tema: “Viver é...”. Serão escolhidas por um júri especializado as três melhores tarefas de cada série. Realização da Organização Einstein de Ensino em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “1º LIMEIRA PLURAL”
Terça-feira, 26, até domingo, 31 de Outubro às 20h - Anfiteatro Vereador Mauro Vieira
A Secretaria da Cultura promove por meio do cinema uma reflexão sobre a contribuição que diferentes etnias deram para o desenvolvimento de Limeira. A Mostra abre as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em novembro. Serão exibidos os filmes “Cordão Verde” (herança européia - Portugal), “Gente do Fajãs” (herança africana - Congo e Angola), “Família Alcântara” (herança Européia /alemã), “Milagre de Berna” (herança européia – Itália), “Vermelho como o Céu” (herança árabe - Síria e Arábia Saudita), “A Grande Viagem” (herança oriental – Japão) e “Verão Feliz”. O Anfiteatro Vereador Mauro Vieira fica na Rua Cel. Joaquim Antonio, 81 – Bairro Boa Vista – Limeira/SP.
Entrada Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.

Evento: “LEITURA PARA TODOS”
Quarta-feira, dia 27 de Outubro das 14h às 16h – Biblioteca Comunitária do Jardim Dom Oscar Romero
Em outubro comemora-se o Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Literatura. Em virtude da data, as Bibliotecas Municipais preparam diversas atividades como Contação de Histórias, Sorteio de Livros, Pintura Livre, Banca de Troca de Livros e Gibis, Músicas e Distribuição de Algodão Doce ao público. Realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “20° PRÊMIO GAZETA DE LIMEIRA DE LITERATURA”
Quarta-feira, dia 27 de Outubro às 20h – Teatro Vitória
O “20º Prêmio Gazeta de Limeira de Literatura” tem por objetivo premiar os vencedores do concurso de redações com o tema: “A vida on-line, conhecimento, diversão e perigos”. O Prêmio envolve os estudantes de ensino fundamental e ensino médio das cidades de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Engenheiro Coelho. O concurso é promovido pela Fundação Waldemar Lucato em parceria com Diretoria Regional de Ensino de Limeira e com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Educação e com apoio da Secretaria da Cultura.
Entrada Gratuita.
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: "CIRCUITO SESC DE ARTES"
Sábado, dia 30 de Outubro, das 16h às 22h – Parque Cidade
Pela terceira vez Limeira recebe grandes nomes das artes. É o "Circuito SESC de Artes", realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Sindicato do Comércio Varejista (Sicomercio). O projeto misturará arte cênica, literatura, arte visual, poesia, circo, dança, cinema e música num só espaço e de graça para a população. Encerramento com show do cantor Paulinho Moska.
Entrada Gratuita.
Classificação indicativa: Livre.

Evento: “AUDIÇÃO DE BANDAS DA ESCOLA MUSIQUE”
Domingo, dia 31 de Outubro às 19h – Teatro Vitória
A apresentação tem por objetivo didático a prática musical “ao vivo”, onde os alunos também demonstrarão o seu desenvolvimento nos cursos. Realização da Escola Musique em parceria com a Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada).
Classificação Indicativa: Livre.