sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Se chover, espetáculos de rua do Festival serão no Teatro Vitória

A comissão organizadora do 6.o Festival Nacional de Teatro de Limeira informou que poderá mudar o local das apresentações na categoria teatro de rua, caso chova na cidade neste sábado, dia 25, e domingo, 26 de setembro.

Os espetáculos de sábado são "Luna Parke", programado para a Praça Toledo Barros às 10h30, e "Reprise", às 15h30, na praça ao lado do Condomínio Olindo de Lucca. Caso chova, eles serão apresentados na galeria do Teatro Vitória, nos horários citados. Os dois espetáculos, que são do grupo LaMínima (SP), têm entrada franca e classificação indicativa livre.

A mesma solução será dada ao espetáculo "João e Maria", pelo grupo De 4 no Ato (RJ). Chovendo no domingo, dia da apresentação, a peça ocorrerá no Teatro Vitória, a partir das 16 horas. Em caso de tempo bom, "João e Maria" será encenado no local anunciado - palco do Museu da Jóia, no Parque Cidade, no mesmo horário.

Os demais espetáculos, nas categorias infantil e adulto, tiveram seu local (Teatro Vitória) e horários mantidos. O festival termina às 19h30 deste domingo, no Teatro Vitória.

Festival de Teatro termina domingo; jurados falam sobre a premiação

Termina neste domingo, 26 de setembro, o 6° Festival Nacional de Teatro. O evento conta com 19 espetáculos entre concorrentes e convidados, todos com entrada gratuita; nas categorias adulto, de rua e infantil. A premiação atinge R$ 18 mil mais troféus entre 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria; que serão definidos pela comissão julgadora.

Já o Júri Estudantil, formado por jovens voluntários do Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), estudantes do Ensino Fundamental e Médio, entre outras instituições, elegerá o melhor espetáculo, que receberá troféu. Confira o perfil do trio de jurados e suas opiniões sobre o Festival:

Gonzaga Pedrosa
“O Teatro, quando concebido de forma simples e despretensiosa, mas com pensamento artístico, cria outro mundo de possibilidades. Limeira está de parabéns por manter um Festival que fomenta a arte e permite o crescimento dos grupos de teatro no país.”

Formado em 2008 pelo CAT (Centro de Aperfeiçoamento Teatral Funarte – São Paulo), realizou também cursos teatrais em Londres e Birmingham/UK. Já atuou como ator em “Os Possessos”, de Antônio Abujamra e “Sábado, Domingo e Segunda”, de Marcelo Marchioro. Participou de mais de 100 comerciais como protagonista e coadjuvante: Maionese Hellman’s, Campari, Marlboro, Yashica, Tintas Sherwin, Willians, Close Up, entre outros. Atuou como coaching de Maria Fernanda Cândido na novela “Paraíso Tropical” e nas minisséries “Dalva e Herivelto” e “Capitu”, da Rede Globo.

Ramiro Silveira
“O 6° Festival Nacional de Teatro está além de minhas expectativas. Decidir os espetáculos que serão premiados será uma tarefa árdua, pois as peças estão com qualidade elevada e possuem propostas diferentes.”

Doutorando em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University, de Londres, e Bacharel em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde já atuou também como professor. Realizou também na Rússia e na Tailândia. Foi diretor das peças “Mamãe foi pro Alaska”, de Sam Shepard, vencedor do Prêmio Funarte Myriam Muniz; “Uma Aventura Farroupilha” e “A Cantora Careca”.

Adriana Azenha
“O nível de qualidade dos espetáculos selecionados para o 6° Festival Nacional de Teatro está excelente. O diálogo com o júri e a avaliação dos trabalhos permite maior profissionalismo aos grupos participantes.”


Realizou estudos em Interpretação, História do Teatro Brasileiro e Mitologia Grega, Preparação e Expressão Vocal, Interpretação para Comédia, Lingüística do Movimento e Dança Contemporânea. Atua como docente desde 1993 em diversas escolas e instituições. No teatro, já atuou em “O Duplo Sentido”, “Fulanas de Tal”, “Cidadão de Papel”, “A Bomba Anatômica”; entre outros. Participou dos filmes “Quanto dura o amor?”, premiado no Festival de Paulínia em 2009; “Legítima Esposa” (Festival Mix Brasil) e Bípedes (Mostra de Curtas CCSP).

“Lilá ou o jogo de Deus” traz coreana ao Teatro Vitória

A categoria teatro Adulto do 6° Festival Nacional de Teatro apresenta neste sábado, 25 de setembro, a peça “Lilá ou o jogo de Deus”, da Quase9 Teatro, às 20h no Teatro Vitória. Sob direção de Elias Cohen, renomado artista chileno, sete atores formados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encenarão o texto de autoria coletiva, com participação vocal da coreana Se Rok Park.

A trama é um malabarismo de histórias, ora reais, ora fictícias, de seres que jogam um jogo de azar. No percurso da vida, pode uma escolha ser melhor dentre as outras? O desejo de viver, de falar dos sonhos, de gritar as mais inconfessas necessidades é o tema do espetáculo. Através da metáfora do Mahalila – jogo indiano conhecido como uma analogia da vida – os personagens jogam dados e brincam de viver.

Mesclado a elementos do novo circo, das artes marciais, da dança e do teatro, “Lilá ou o jogo de Deus” é uma peça dinâmica que desafia as fronteiras do irreal, explorando os limites das convenções teatrais para dialogar sobre a morte e a vida. Partindo do movimento como expressão fundamental, explora a imobilidade dinâmica, o gesto e a coreografia, criando atmosferas e imagens.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Teatro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

Praça do Olindo de Lucca recebe Festival de Teatro

Dando continuidade às apresentações do 6° Festival Nacional de Teatro, a Praça do Olindo de Lucca receberá neste sábado, 25 de setembro às 15h30 a peça “Reprise”, do Grupo La Mínima, de São Paulo. A apresentação, com temática infantil, integra a programação da categoria de Rua como espetáculo convidado, não concorrendo à premiação.

O espetáculo retrata a história de dois palhaços que foram contratados para realizarem seus trabalhos em um mesmo local. Depois de várias tentativas de provar um ao outro seu talento no picadeiro, eles tomam a decisão de se apresentarem juntos. Seus talentos unidos se multiplicam e renovam os seus repertórios. A intenção da montagem é prestar uma homenagem direta à tradição circense e criar novas formas de narrativas.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

Coral Municipal Afro Thulany se apresenta em Festival Internacional

Juracy Soares, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas, Coral Municipal Afro Thulany e o secretário da Cultura Adalberto Mansur
O Coral Municipal Afro Thulany, de Limeira, foi selecionado pela comissão avaliadora do FIC (Festival Internacional de Corais) para representar a cidade no evento, que acontece de 17 a 26 de setembro em Belo Horizonte/MG. O grupo é formado por alunos de Canto e Coral da Escola Popular de Música (EPM), mantida pela Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

O evento conta com a participação de corais da Venezuela, Equador, Itália, entre outros. Na oportunidade, o Coral Afro Thulany executará algumas canções em dialeto africano, além da música “Travessia”, de Milton Nascimento, artista homenageado por esta edição do Festival; passando pelas cidades mineiras de Sabará, Congonhas e Belo Horizonte, na “Casa Morar Mais” e Mercado Central entre os dias 25 e 26 de setembro. O diretor de Escolas e Bibliotecas da secretaria, Juracy Soares Rodrigues Requena, acompanhará o grupo em Minas Gerais.

O Coral Municipal Afro Thulany tem sete anos de existência, sob a coordenação do professor José Donizete dos Santos, e trabalha com repertório afro-gospel, MPB, dança e ritmos africanos. Já participou do FIC em 2009, além de ter se apresentado no Mapa Cultural Paulista - fase regional versão 2005-2006 - e do Encontro de Corais nas cidades de Lins, Cosmópolis, Itirapina e Americana em 2009.

Adalberto Mansur, secretário da Cultura, parabeniza o Coral. "O trabalho vocal é que leva o coral a ser convidado para eventos como esse. Também se firmou como uma importante ferramenta de integração étnica, fazendo com que a cultura reforce os valores de uma sociedade mais justa e fraterna" afirma.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3453.9009

Comédia na Praça Toledo Barros

O 6° Festival Nacional de Teatro tem como atração neste sábado, dia 25 de setembro, às 10h na Praça Toledo Barros a peça “Luna Parke”, do Grupo La Miníma, de São Paulo. O espetáculo concorre na categoria de Rua.

A trama é inspirada nos parques de diversões populares, com uma variedade de formatos tão grande quanto a de seus artistas. Sempre apoiados no trabalho dos palhaços, os personagens recriam o ambiente de um parque de diversão, com brinquedos, atrações bizarras, vendedores de milagres e encenações de farsas. A intenção é oferecer ao público um grande material para o exercício de sua arte.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

“Quando as máquinas param” é atração no Festival de Teatro

Dando continuidade a categoria Adulto do 6° Festival Nacional de Teatro, o Teatro Vitória recebe nesta sexta-feira, 24 de setembro, às 20h a peça “Quando as máquinas param”, da Cia. de Baco, de Americana/SP. Com texto de Plínio Marcos e direção de Marcelo Ferraz, o espetáculo percorre a região desde sua estréia, em 2008.

A trama conta a história de um jovem casal que luta diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade do seu amor. Quanto tempo pode o ser humano suportar sem perder sua dignidade, sua moral e sua ética? Pode o amor com toda a sua grandeza e força vencer um cenário de asfixia social?

O evento conta com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é de 12 anos e os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com antecedência na bilheteria do Teatro Vitória. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festival Nacional de Teatro

Confira fotos dos espetáculos "O Circo dos Objetos", "Lugares para Botar o Nariz" e "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de 22 de Setembro; e "Esperando Gordô", espetáculo infantil dessa manhã (23/09):

terça-feira, 21 de setembro de 2010

No Morro Azul, Festival de Teatro e atividades festejam a terceira idade

Em comemoração ao Dia do Idoso (1° de outubro) a Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Limeira (Atapil) levará nesta quarta-feira, 22 de setembro às 15h30, a peça “Lugares para Botar o Nariz” para a Praça 1° de Maio, concorrendo na categoria de rua no VI Festival Nacional de Teatro.

O espetáculo é representado pela Cia. Frita de Teatro, do Rio de Janeiro, e retrata a história de duas palhaças que não procuram problemas, mas os encontram constantemente. Teca e Berinjela realizam coreografias, brincadeiras, números de força e magia, além de muitas trapalhadas durante a apresentação. O espetáculo é lúcido, leve e divertido, e promete encantar as pessoas de todas as idades. A classificação indicativa é livre.
Outras atividades serão realizadas na sede da Atapil, próxima a Praça 1° de Maio (Rua Fabrício de Góes, n°436, Jardim Morro Azul). Haverá apresentação musical de Robson Barboza, do grupo Toc Percussivo, e dos alunos de Flauta Doce da Escola Popular de Música (EPM); além da Banca de Troca de Livros e Gibis, organizada pelas Bibliotecas Municipais.

A entrada para as atividades é gratuita, além de liberada para os moradores da região e demais interessados. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

“Andanças” abre categoria de rua do Festival de Teatro

O espetáculo “Andanças”, do grupo Teatro dos Andarilhos (Ribeirão Preto/SP), abriu a categoria de Rua do VI Festival Nacional de Teatro nesta segunda-feira, 20 de setembro às 15h no Colégio Técnico de Limeira (COTIL). Com entrada gratuita, a peça atraiu moradores da região, além de professores e alunos do colégio.

A apresentação foi uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O espetáculo fala a respeito de um grupo de cinco andarilhos que se encontram para compartilhar suas diversas histórias e experiências. A montagem tem a intenção de passar para o público a questão da transitoriedade e da fé.
A estudante de Qualidade e Produtividade Paula Gabriela de Souza Carmo, de 17 anos, aprovou o Festival. “Os atores são ótimos, misturando suspense e comédia na dose certa”, afirma. Já a professora do curso Técnico em Enfermagem Marilene Santos vê a iniciativa com um estímulo aos alunos. “O Teatro, como forma de expressão, incentiva a criatividade e a habilidade em lidar com os sentimentos”, diz.

“Lugares para Botar o Nariz”, da Cia. Frita de Teatro, será a próxima a apresentação da categoria de rua nesta quarta-feira, 22 de setembro, na Praça 1° de Maio – Jardim Morro Azul. A programação completa do Festival está no blog da cultura – www.culturalimeira.blogspot.com. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

Adaptação de Guimarães Rosa concorre ao Festival de Teatro

Núcleo de Vivência Teatral - Créditos: Nelson Shiraga



Nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a programação do VI Festival Nacional de Teatro terá como atração a peça “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, livre adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa, às 20h no Teatro Vitória. O grupo “Núcleo de Vivência Teatral”, de Iracemápolis, formado por crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de idade sob a coordenação de Daniel Martins, concorre na categoria adulto.

A peça conta a história do destemido fazendeiro Nhô Augusto, que, conhecido por seu comportamento bárbaro e cruel, é vítima de uma emboscada que quase lhe tira a vida. Com o corpo debilitado e arrependido de seus pecados, transforma-se em santo penitente, devoto religioso e andarilho benfeitor. No entanto, o inesperado encontro com o Jagunço Joãozinho Bem-Bem irá acordar o seu passado e seus dias de glória e violência, trazendo tentação à vida do pacífico homem.

A apresentação é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é de 9 anos e a entrada é gratuita, porém os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria. Já faculdades ou grupos interessados podem fazer suas reservas com a administração do Teatro Vitória.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451-2675.

Jogo de enigmas em peça do Festival de Teatro

Nesta terça-feira, dia 21 de setembro, no Teatro Vitória a programação do VI Festival Nacional de Teatro terá como atração às 20h a peça “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”.

O espetáculo tem a organização do grupo Teatro Mafalda de São Paulo e conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl transforma-se em um assombroso caso de polícia.

O público é conduzido a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. O espetáculo oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio mundo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.

A apresentação é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita, porém os ingressos têm que ser retirados com antecedência na bilheteria, sendo que faculdades ou grupos interessados, podem fazer suas reservas com a administração do Teatro Vitória. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.

Abertura mostra Festival de Teatro com inovação

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, iniciou neste domingo, 19 de setembro, a sexta edição do Festival Nacional de Teatro. O espetáculo “Pequeno Inventário de Impropriedades”, da Téspis Cia. de Teatro, de Florianópolis, levou cerca de 300 pessoas ao Teatro Vitória.

O evento vai até 26 de setembro, e contará com 19 espetáculos entre concorrentes e convidados, todos com entrada gratuita; nas categorias adulto, de rua e infantil.

O grupo Téspis, vindo de Florianópolis/SC, apresentou um texto forte, que já passou por vários países. A loucura foi o tema, mas gerou momentos cômicos, visto que é abordada a partir de situações do cotidiano das pessoas.

O festival vai até dia 26, com espetáculos em três categorias – adulto, infantil e de rua. A entrada para os espetáculos é gratuita. A programação dos 19 espetáculos está no blog da secretaria, www.culturalimeira.blogspot.com, que, para o evento, conta com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural “Carlos Gomes”. Três deles, incluindo o da Téspis Cia de Teatro, são convidados, e os demais concorrem a R$ 18 mil em prêmios.

Antes da peça, ocorreu a cerimônia de abertura. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix. Também estavam presentes o vereador Farid Zaine, idealizador do projeto; o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo; o coordenador da “Oficina Cultural Carlos Gomes”, Robson Trento, e os diretores da Secretaria da Cultura, Juraci Soares Rodrigues Requena e Fábio Pentagrama.

Mansur destacou a inovação, como as apresentações em escolas e pontos não visitados anteriormente, como a região do bairro Olindo de Lucca. “Estamos oferecendo cultura de qualidade às pessoas, mesmo fora da área central da cidade”, afirmou.

Ainda destacou as reformas e restauro dos prédios da secretaria, “que vão melhorar os espaços destinados aos artistas de Limeira”.

Mostra de Samba reúne gerações na Cecap


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realizou no último sábado, dia 18 de setembro, a primeira Mostra de Samba de Limeira. Os grupos “Vive melhor quem samba”, “De Bobeira” e Pagodeando se apresentaram para mais de 500 pessoas. O evento levou cultura ao bairro Cecap, além de reunir gerações de sambistas e fãs.

Na platéia, famílias acompanharam as apresentações, ocorridas na praça ao lado da Paróquia Menino Jesus. A entrada foi franca. Entre os grupos, havia sambistas de grande experiência, como os do Pagodeando, que tem várias formações desde a década de 1980, até mais jovens, como os do “De Bobeira” – cuja idade média é de 16 anos.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix, e se disse feliz com o resultado. “Reunimos vários grupos de samba da cidade ao longo dos últimos meses, e estamos pensando em vários projetos que garantirão cultura à população e, ao mesmo tempo, espaço para os artistas se apresentarem”, afirmou.

O diretor do Departamento de Cultura Afro-Descendente e de Integração Étnica, Galdino Clemente, destacou o contato com os artistas da cidade. “Apoiamos iniciativas como essas, que beneficiam a população. Estamos buscando levar a cultura aos bairros”, afirmou.

Os vereadores Antônio Piuí e Farid Zaine prestigiaram o evento.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Festival Nacional de Teatro tem início domingo; entrada é gratuita

Começa neste domingo, 19 de setembro, a sexta edição do Festival Nacional de Teatro. A peça “Pequeno Inventário de Impropriedades”, da Téspis Cia. de Teatro, de Florianópolis, abrirá o Festival às 19h30 no Teatro Vitória. O evento, que vai até dia 26 de setembro, contará com 19 espetáculos entre concorrentes e convidados, todos com entrada gratuita; nas categorias adulto, de rua e infantil.

A categoria infantil é estréia no festival. Na próxima semana, cinco espetáculos direcionados a este público agitarão o Teatro Vitória pela manhã. Outra novidade é a ida à bairros antes não visitados, como Morro Azul, região do Olindo de Lucca e Cecap na categoria de teatro de rua; em parceria com entidades como a Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira (Atapil) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil), onde ocorrerá um dos espetáculos.

A premiação atinge R$ 18 mil mais troféus entre 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. O secretário da Cultura Adalberto Mansur está feliz com o crescimento do Festival, que abrange toda a cidade. “A proposta de formação de público foi ampliada. Ao mesmo tempo, aumentamos o número de pontos em Limeira que vão receber iniciativas, democratizando o acesso à cultura", explica.

Já o vereador Farid Zaine, idealizador do Festival, vê de forma positiva as novidades, que atingem ainda mais o público. “O nosso Festival está crescendo cada vez mais, caminhando rumo a um sonho que tenho, que é vê-lo transformar-se em Festival Internacional de Teatro, como já ocorre nas cidades de Londrina e Rio Preto", diz. Farid é também autor do projeto de lei que insere o Festival Nacional de Teatro de Limeira no calendário de eventos do município.

As escolas interessadas em levar seus alunos para assistir aos espetáculos infantis devem entrar em contato com o Teatro Vitória, pelo telefone (19)3451.6679. Também as escolas de ensino médio e faculdades podem ir ao Teatro ver os espetáculos adultos, respeitada a classificação indicativa etária de cada um deles; através de agendamento pelo mesmo telefone.
A programação com horário, classificação indicativa e sinopse de todos os espetáculos do Festival está disponível aqui no blog da Cultura – http://culturalimeira.blogspot.com/2010/09/vi-festival-nacional-de-teatro_17.html. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3451.0502.

VI Festival Nacional de Teatro

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, traz ao público o VI Festival Nacional de Teatro entre os dias 19 a 26 de setembro no Teatro Vitória, ruas e praças da cidade; nas categorias teatro adulto, de rua e infantil, todos com entrada gratuita. Confira a programação de espetáculos:

OFICINA

“O TEATRO DENTRO DO TEATRO”
Sábado, 18 de Setembro das 8h30 às 12h30 – Teatro Vitória
Oficina ministrada por diretores e professores de teatro da cidade para atores e aberta ao público interessado. Em pauta, a história do prédio do Teatro Vitória desde sua criação como Teatro da Paz até os dias de hoje; a caixa cênica, conceitos de iluminação, o olhar crítico para as cenas e exercícios de palco. Júlio Borgo, professor de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), e Juracy Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas Municipais, coordenarão a oficina.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita


ADULTO

“PEQUENO INVENTÁRIO DE IMPROPRIEDADES” – TÉSPIS CIA. DE TEATRO- FLORIANÓPOLIS/SC
Domingo, 19 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória
“Qual o limiar entre sanidade e loucura? E a diferença entre realidade e ficção?”. Um homem vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias em que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não conseguirmos distinguir onde uma começa e outra termina. Baseado no blog de Max Reinert sobre suas impressões da vida e do cotidiano. A Téspis Cia. de Teatro foi fundada em dezembro de 1993 e já se apresentou em Portugal, Venezuela, Chile e Argentina, conquistando mais de quarenta prêmios dentre outras inúmeras indicações. Desenvolve também um trabalho de formação de atores, ministrando oficinas.
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

“O GIRASSOL” – CIA. DA BOCA – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
Segunda-feira, 20 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“O Girassol” conta a história de Brás, menino do interior que não gosta do mundo onde vive e quando adulto sai em busca da vida que sonha ter. Assim como os girassóis que seu pai cultiva no sítio em que moram, que giram ao longo do dia buscando a luz do sol e que acabam voltando ao mesmo lugar, ele retorna ao lar para perceber o quanto sua partida alterou tudo ali. A peça trata da terra, da forma em que estamos ligados a ela e das escolhas que fazemos; o interior onde moramos e aquilo que mora no nosso interior. O espetáculo estreou em maio de 2006 e já percorreu diversos estados do país, recebendo vários prêmios e indicações em festivais. O texto foi escrito com base em histórias e relatos de moradores das fazendas da região de São José do Rio Preto. Todos os personagens são reais.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“SOBRE TOMATES, TAMANCOS E TESOURAS” – TEATRO DA MAFALDA – SÃO PAULO/SP
Terça-feira, 21 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “platéia do lado de lá”. Algo que envolve o uso de uma tesoura, de tomates e de um pesadíssimo tamanco do Dr. Scholl transforma-se em um assombroso caso de polícia. Somos conduzidos a um divertido jogo de enigmas que vai aos poucos contando quem é Mafalda Mafalda e o que de fato aconteceu com ela nesta comédia de suspense e mistério, recheada de humor negro. O espetáculo oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio universo do crime, das armas, do cigarro, da bebida e das delegacias de polícia.
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita

“A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA” – NÚCLEO DE VIVÊNCIA TEATRAL – IRACEMÁPOLIS/SP
Quarta-feira, 22 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Conhecido por seu comportamento bárbaro e cruel, o destemido fazendeiro Nhô Augusto é vítima de uma emboscada que quase lhe tira a vida. Com o corpo debilitado e arrependido de seus pecados, transforma-se em santo penitente, devoto religioso e andarilho benfeitor. No entanto, o inesperado encontro com o Jagunço Joãozinho Bem-Bem irá acordar o seu passado, seus dias de glória e violência, trazendo tentação à vida do pacífico homem. Livre adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa.
Classificação Indicativa: 09 anos
Entrada Gratuita

“MÃOS PÁLIDAS” – NÚCLEO CIA. DE TEATRO – LMEIRA/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
A obra que é baseada em poemas de Carlos Drummond de Andrade relata a história de uma família em que uma mãe e quatro filhas agourentas têm um segredo, uma obsessão. Além de passar para o público o “eu” do ser humano todo distorcido, no qual envolve amor, ódio, vingança e a vida nua e crua, retratada pelos mais belos versos de um poeta imortal, onde o enredo se confunde com a trama e a poesia. A peça foi a vencedora da 6° edição da Mostra Municipal de Teatro e com isso ganhou o direito de participar do VI Festival Nacional de Teatro representando Limeira.
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

“QUANDO AS MÁQUINAS PARAM” – CIA. DE BACO – AMERICANA/SP
Sexta-feira, 24 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Um jovem casal tem que lutar diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e objetivo do seu amor. Como caminhar para o futuro se não há mais esperanças? Quanto tempo pode o ser humano suportar sem perder sua dignidade, sua moral e sua ética? Pode o amor com toda a sua grandeza e força vencer um cenário de asfixia social?
“Quando as máquinas param” da Cia. De Baco reitera o princípio de refletir o homem e os dias de hoje através da poesia dramática do genial Plínio Marcos.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada: Gratuita

“LILÁ OU O JOGO DE DEUS” – QUASE 9 TEATRO – SÃO PAULO/SP
Sábado, 25 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
“Lilá ou o jogo de Deus” é um malabarismo de histórias, ora reais, ora fictícias, de momentos e de seres que jogam um jogo de azar. No percurso da vida, pode uma escolha ser melhor dentre as outras? O desejo de viver, de falar dos sonhos e de gritar as mais inconfessas necessidades é o tema do espetáculo. Histórias particulares dentro de um mesmo jogo: bolhas de interface. Através da metáfora do Mahalila – jogo indiano conhecido como uma analogia da vida – os personagens jogam dados e brincam de viver.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada: Gratuito

“CARTAS DO PARAÍSO” – BOA COMPANHIA – CAMPINAS/SP (espetáculo convidado)
Domingo, 26 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória
A obra conta a história de dois grupos de homens. Um está acima da linha do Equador e desafiam o tenebroso mar em busca de novos caminhos, novas terras, ou quem sabe até encontrar o Paraíso. O outro está abaixo da linha do Equador, onde eles dançam até seus corpos se tornarem leves e serem levados pelo vento, também com o intuito de chegar até o Paraíso. Durante as viagens e os desafios os grupos se encontram em uma praia e deparam-se com algumas canoas de asas, na qual há um padre, um jovem cartógrafo, um degredado e um bufão, que aguardam a vinda dos xamãs e dos guerreiro. Nesta iminência de dois pensamentos, todos se perguntam onde fica o paraíso?
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

INFANTIL

“CIRCO DE QUINTAL”- CIA. TEATRAL AMADO AMADO – BIRIGUI/SP
Terça-feira, 21 de Setembro às 10h - Teatro Vitória
O Palhaço Popó tenta de todas as formas garantir o espetáculo e o circo, mas o que pode fazer em um circo em que o único artista é ele mesmo? O “Circo de Quintal” traz as tentativas atrapalhadas de um palhaço de manter o seu “circo de um palhaço só”. Inspirado nas armas infalíveis do circo, a magia e o encanto são governados pela lógica de sua imaginação, colocada em cena em um divertido jogo; se utilizando de bonecos, música, mágica, malabarismos, equilibrismo e paródias. A peça é um convite ao lúdico e a forma não convencional de um palhaço ver o mundo e as coisas a sua volta; e também uma proposta de aguçar a percepção, a sensibilidade, a emoção e a imaginação, com diversão garantida para todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“O CIRCO DOS OBJETOS” – MARIZA BASSO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS- BAURU/SP
Quarta-feira, 22 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
Sons, cores e movimentos se fundem e de um guarda-chuva temos a lona. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público. Junta-se o balde e um snorkel, e eis o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço. Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“ESPERANDO GORDÔ” – CIA. LONA DE RETALHOS – SANTO ANDRÉ/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
O espetáculo é inspirado nos personagens de Samuel Beckett. Chocolate e Batatinha estão em um local aparentemente abandonado e aguardam a chegada de mais uma pessoa, o Gordô. Durante o momento da espera a platéia torna-se cúmplice de todas as brincadeiras, surpresas e confusões vivenciadas em cena. O público vai envolver-se e torcer com as personagens, e aos poucos vai se deparando com os conflitos entre a vontade e o dever, o certo e o errado, o ideal e a realizada.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“A FABULOSA VIAGEM DE DUDA E LOLA EM BUSCA DA IRMÃ PERDIDA OU... CADÊ KIKA?” – GRUPO CAIXA DE HISTÓRIAS – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
Sexta-feira, 24 de Setembro às 10h – Teatro Vitória
Duda e Lola são duas irmãs que saem em uma aventura em busca de Kika, que está perdida. Nessa fabulosa viagem elas terão que cumprir tarefas e encontram alguns personagens fantásticos, como o maior medroso do mundo, a fofoqueira que sabe tudo e explica tudo e um homem que não vi. O desafio delas é mudar a vida deles, guiadas pela intuição e imaginação. O espetáculo é resultado de um mergulho nas mais fantásticas histórias da literatura universal.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“ANTES QUE O GALO CANTE” – OS CICLOMÁTICOS CIA. DE TEATRO – RIO DE JANEIRO/RJ
Domingo, 26 de Setembro às 10h30 – Teatro Vitória
Árvores seculares e prados floridos compõem esta linda e bela floresta onde uma borboleta poeta narra esta história de amor. Neste cenário, convivem em perfeita harmonia animais de patas e de asas que, depois de uma grande divisão, não se misturam, mas que verão nascer o amor quase impossível entre uma gata e um sabiá. Para viver este amor, o Sabiá Laranjeira Júnior e a Gata Malhada do Mato terão que passar por muitas dificuldades, já que este passarinho está prestes a se casar antes do último cantar do galo. Será que este amor vai dar certo? Livremente inspirada em “Romeu e Julieta”, obra de William Shakespeare, “Antes que o Galo Cante” é uma peça leve e divertida, que agrada a adultos e crianças de todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

RUA

“ANDANÇAS” – TEATRO DOS ANDARILHOS – RIBEIRÃO PRETO/SP
Segunda-feira, 20 de Setembro às 15h30 - COTIL
O espetáculo fala a respeito de um grupo de cinco andarilhos que se encontram para compartilhar suas diversas histórias e experiências, que se misturam, fazendo-nos refletir sobre as andanças de todos nós: homens e mulheres, adultos e crianças. A montagem tem a intenção de passar para o público a questão da transitoriedade e da fé.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“LUGARES PARA BOTAR O NARIZ” – CIA. FRITA DE TEATRO – RIO DE JANEIRO/RJ
Quarta-feira, dia 22 de setembro às 15h30 - Praça 1° de Maio - Jardim Morro Azul ao lado do campus novo da Unicamp.
A obra retrata a história de duas palhaças, que não procuram problemas, mas os encontram constantemente. Teça e Berinjela realizam durante o espetáculo coreografias, brincadeiras, números de força e magia, além de muitas lambanças e trabalhadas. O espetáculo é lúcido, leve e divertido, e promete encantar as pessoas de todas as idades.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN” – GRUPO ROSA DOS VENTOS – PRESIDENTE PRUDENTE/SP
Quinta-feira, 23 de Setembro às 15h30 – Praça em frente a igreja do Menino Jesus do CECAP
A obra propõe uma fusão entre o circo e o teatro, no qual há um curioso jogo de palhaços, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e músicas ao vivo para contar a história do advogado Pathelin. Ela revela o ser humano em sua ganância e habilidade para trapacear.
Classificação Indicativa: 12 anos
Entrada Gratuita

“LUNA PARKE” – GRUPO LA MÍNIMA – SÃO PAULO/SP
Sábado, 25 de Setembro às 10h – Praça Toledo Barros
O espetáculo é inspirado nos parques de diversões populares, no qual possui uma variedade de formatos tão grande quanto a de seus artistas. Sempre apoiados no trabalho dos palhaços, recriam o ambiente de um parque de diversão, com brinquedos, atrações bizarras, vendedores de milagres e encenações de farsas. A intenção é oferecer ao público um grande material para o exercício de sua arte.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“REPRISE” - GRUPO LA MÍNIMA –SÃO PAULO/SP (espetáculo convidado)
Sábado, 25 de Setembro às 15h30 – Praça no Olindo de Lucca
O espetáculo infantil retrata a história de dois palhaços que foram contratados para realizarem seus trabalhos em um mesmo local. Depois de várias tentativas de provar um ao outro seu talento no picadeiro, eles tomam uma decisão de se apresentarem juntos, porém eles não esperavam que com esse show, seus talentos unidos se multiplicariam e renovariam os seus repertórios.
A intenção desta montagem é prestar uma homenagem direta à tradição circense e criar novas formas de narrativas. O espetáculo é convidado, não concorrendo, portanto, a categoria de Rua do Festival.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

“JOÃO E MARIA” – GRUPO TEATRAL DE 4 NO ATO – RIO DE JANEIRO/ RJ
Domingo, 26 de Setembro às 16h – Parque Cidade
O espetáculo relata como uma adaptação para os dias atuais, a história de João e Maria, que como todos sabem ficam perdidos em uma floresta e na tentativa de voltarem para a residência de seus pais encontram uma casa decorada com doce. Com muita fome as crianças devoram as guloseimas, porém são capturadas pela dona da propriedade que tenta engordá-las, para depois comer suas carnes, mas com muita inteligência conseguem escapar.
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Gratuita

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Workshop gratuito abre programação do Festival Nacional de Teatro


O workshop “O teatro dentro do Teatro”, neste sábado, 18 de setembro, das 8h30 às 12h30 no Teatro Vitória abre a programação do 6° Festival Nacional de Teatro. A oficina, realizada pela Prefeitura de Limeira por meio da Secreatria da Cultura, será ministrada por diretores e professores de teatro para atores e ao público interessado, com entrada gratuita.

No encontro será abordada a história do prédio do Teatro Vitória, desde sua criação como Teatro da Paz até os dias de hoje; a caixa cênica, os conceitos de iluminação, o olhar crítico para a cena e exercícios de palco. Júlio Borgo, professor de teatro da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), e Juracy Soares Requena, diretor das Escolas de Arte e Bibliotecas Municipais, coordenarão a oficina.

Para Juracy, essa é mais uma oportunidade de promover o encontro entre os grupos de teatro em Limeira. “Os admiradores das artes cênicas poderão se aprofundar em questões pertinentes ao fazer arte no palco, nesse caso o do Teatro Vitória, que abraça a maior parte da programação cultural desenvolvida na cidade”, diz.

A oficina é uma das novidades da sexta edição do Festival Nacional de Teatro, que se inicia neste domingo, 19 de setembro, e contará com 19 espetáculos, entre concorrentes e convidados, até do dia 26 de setembro; todas com entrada gratuita. Esta edição está inclusa nos festejos em comemoração ao aniversário de 184 anos de Limeira.

Os interessados em participar do workshop devem inscrever-se através dos telefones (19)3451.6679 – Teatro Vitória - e (19)3441.5493 – Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea).

1ª Mostra Municipal de Samba acontece neste sábado

Rodrigo, do grupo "De Bobeira"; Fabrício do "Jeito de Ser" e Galdino Clemente, diretor do Decadie, em coletiva

Acontece neste sábado, 18 de setembro, a 1ª Mostra Municipal de Samba no Largo Menino Jesus – Bairro Cecap. A iniciativa da Prefeitura de Limeira conta com a participação do Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica), vinculado à Secretaria Municipal da Cultura. A partir das 15h os grupos limeirenses “Amigos do Dito”, “De Bobeira”, “Jeito de Ser” e “Pagodeando” iniciarão um único show gratuito e aberto ao público.

Em coletiva realizada nesta quinta, 16 de setembro, representantes dos grupos de samba falaram sobre a expectativa para o novo projeto e elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “O apoio do poder público é essencial e sempre bem-vindo”, diz Leandro Rodrigo Luiz, do “Jeito de Ser”. Já Fabrício Rodrigues, do grupo “De Bobeira”, acredita que a Mostra atingirá um novo público. “Famílias e crianças que moram na localidade terão acesso fácil a shows que provavelmente não assistiriam em outra ocasião”, afirma.

Segundo Galdino Clemente, diretor do Decadie, o objetivo do evento é descentralizar as apresentações e aproximar o público dos artistas limeirenses. “Levar cultura aos bairros com o intuito de atrair famílias e jovens é uma preocupação da Secretaria da Cultura. A Mostra é uma oportunidade de descobrirmos novos talentos que existem naquela região”, diz. Além disso, a Mostra tem o intuito de popularizar o samba de raiz em Limeira.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3453.9009 ou pelo e-mail decadielimeira@gmail.com.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Orquestra toca em homenagem aos 184 anos de Limeira


Em comemoração ao aniversário de Limeira, comemorado amanhã, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) se apresenta no Teatro Vitória nesta quinta-feira, dia 16, às 20h30, em homenagem aos 184 anos da cidade. A sétima apresentação da Temporada 2010 contará com a participação do pianista Carlos Yansen, que executará o 3º Concerto para Piano de Beethoven.

No repertório especial, o grupo tocará ainda o famoso “Bolero”, de Havel e a abertura “Willian Tell”, de Rossini. Conforme o maestro Rodrigo Müller, o programa foi escolhido com o objetivo de celebrar o aniversário de Limeira. “Por isso escolhemos peças famosas que são tocadas em eventos especiais. E nessa ocasião, elas não poderiam ficar de fora”, comenta.

O mesmo programa, porém, reduzido, foi apresentado no Parque Cidade no último domingo, dia 12. O concerto teve início às 16h e conforme a equipe de organização da Secretaria de Turismo e Eventos, aproximadamente 500 pessoas acompanharam o evento.

Para a realização do concerto de aniversário de Limeira, a Orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria e AZ Design.

Os ingressos do concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2010. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502, pelo email (oslimeira@yahoo.com.br) ou pela página na internet: oslimeira.blogspot.com ou http://www.sinfonicadelimeira.com.br/.


Créditos:

Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 3451-0502 / 9283-2114

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Espetáculo no “Vira Virou” antecipa Festival Nacional de Teatro

Núcleo Cia. de Teatro faz divulgação da peça "Mãos Pálidas" no centro de Limeira

O Teatro Vitória terá na edição do “Vira Virou Limeira” uma antecipação do Festival Nacional de Teatro de Limeira, que terá sua sexta edição ainda este mês. O espetáculo “Mãos Pálidas” será encenado pelo Núcleo Cia. de Teatro.

A peça foi inspirada em poemas de Carlos Drummond de Andrade, e relata a história de uma família em que uma mãe e quatro filhas agourentas têm um segredo. Esse segredo se torna uma obsessão.

O espetáculo foi o grande vencedor da 6ª Mostra Municipal de Teatro, e, com a vitória, representará Limeira no Festival Nacional de Teatro. A qualidade de “Mãos Pálidas” pode ser comprovada pelo fato de também ter faturado, na mostra, os prêmios de Melhor Figurino, Melhor Cenário, Melhor Ator e Melhor Diretor. O Núcleo ganhou a mostra pelo segundo ano consecutivo.

“Mãos Pálidas” será encenado nesta terça, 14 de setembro às 21h30, no Teatro Vitória, com entrada franca. Meia hora antes, o grupo Cirurgiões da Alegria fará um esquete no mesmo local. Os dois grupos teatrais são de Limeira.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cultura divulga selecionados para o VI Festival Nacional de Teatro

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, divulga os grupos selecionados para o VI Festival Nacional de Teatro, que acontece de 19 a 26 de setembro no Teatro Vitória e praças da cidade. A disputa envolverá as categorias teatro adulto, de rua e infantil; e está incluída nos festejos em comemoração ao aniversário de Limeira.

A ordem das apresentações será sorteada em breve. Outras informações podem ser obtidas no telefone (19) 3451.6679 e nos e-mails teatrodivulgacao@yahoo.com.br ou teatroagenda@yahoo.com.br.

Adulto

“QUANDO AS MÁQUINAS PARAM”
Cia de Baco – Americana/SP

“A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA”
Núcleo de Vivência Teatral – Iracemápolis/ SP

“O GIRASSOL”
Cia da Boca – São José do Rio Preto/ SP

“LILÁ OU O JOGO DE DEUS”
Quase 9 Teatro - São Paulo/SP

“PEQUENO INVENTÁRIO DE IMPROPRIEDADES”
Téspis Cia. de Teatro – Florianópolis/ SC

“SOBRE TOMATES TAMANCOS E TESOURAS”
Teatro da Mafalda – São Paulo/ SP


Infantil

“A FABULOSA VIAGEM DE DUDA E LOLA EM BUSCA DA IRMÃ PERDIDA OU... CADÊ KIKA?”
Grupo Caixa de Histórias – São José dos Campos / SP

“O CIRCO DOS OBJETOS”
Grupo Mariza Basso Formas Animadas – Bauru / São Paulo

“ANTES QUE O GALO CANTE”
Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – Rio de Janeiro/ RJ

“CIRCO DE QUINTAL”
Cia Teatral Amado Amado – Birigui/ SP

“ESPERANDO GORDÔ”
Cia. Lona de Retalhos – Santo André /SP

Rua

“ANDANÇAS”
Teatro dos Andarilhos – Ribeirão Preto/ SP

“JOÃO E MARIA”
Grupo Teatral de 4 no Ato – Rio de Janeiro/ RJ

“LUGARES PARA BOTAR O NARIZ”
Cia Frita – Rio de Janeiro / RJ

“A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN”
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/ SP

“LUNA PARKE”
Grupo La Mínima – São Paulo/ SP

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Começa restauro do Palacete; unidades da Cultura mudam

Palacete Levy, no Largo da Boa Morte - Centro de Limeira
A Prefeitura de Limeira iniciou nesta quinta-feira, 2 de setembro, as obras de restauro do Palacete Levy, que durarão 12 meses trabalhados. Nesse período, o atendimento das unidades culturais instaladas naquele prédio sofrerá alterações.

O restauro será o primeiro feito no Palacete. Das outras vezes, foram realizadas reformas, que, em alguns casos, não mantiveram as características originais do prédio construído em 1881. A última reforma foi em 1995.

Para o prefeito Silvio Félix, a obra representa mais um passo no sentido de manter o patrimônio histórico de Limeira. “Ao mesmo tempo, garantiremos um espaço de qualidade para os artistas”, afirmou Silvio. As ações de preservação em Limeira incluem o tombamento dos imóveis históricos localizados no Centro, por meio de decreto, e o projeto que prevê incentivo aos proprietários que fizerem restauro nesses prédios, medidas adotadas por Silvio.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, aponta que as melhorias são “um avanço em favor da memória de Limeira”, com reflexos no futuro. “Há o lado histórico do prédio. Ao mesmo tempo, temos ações culturais importantes no Palacete, como oficinas e escolas de formação de músicos, além de apresentações para pequenas platéias. Daí a importância dessa obra para a cidade”, afirmou.

MUDANÇA

Durante as obras, o gabinete da Secretaria da Cultura, a Oficina Cultural Carlos Gomes e a Escola Livre de Música (ELM) passarão a atender em um prédio na Avenida Antonio Ometto, 1.010, próximo do hospital Santa Casa. No local, funcionou o Espaço Jovem da Secretaria de Turismo em Eventos, que está em nova área.

Já o Departamento de Cultura Afro-descendente e de Integração Étnica (Decadie) e o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) funcionarão temporariamente no prédio da antiga Estação Ferroviária, na região da baixada.

Em função das mudanças, a ELM, administrada pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, interromperá temporariamente as aulas.

Durante o período de mudança, informações sobre essas unidades poderão ser obtidas pelos telefones do Centro Cultural, (19) 3441.5493 e 3442.8470.

HISTÓRICO

Localizado no Centro de Limeira, o Palacete data de 1881. Foi um feito com material e mão-de-obra vindos da Europa. O proprietário, capitão Sebastião de Barros e Silva, era neto do Barão de Campinas e proprietário de uma grande plantação de café. Morava na fazenda Itapema, em Limeira, mas a moda da época era ter casa também na cidade.

Sebastião dedicou a obra a seu grande amor, dona Gertrudes, sua esposa. Mas a construção gerou dívidas enormes, e os herdeiros do capitão se viram obrigados a vender o imóvel para a família Levy. Daí o nome Palacete Levy.

Os proprietários foram se sucedendo, tendo inclusive funcionado no local o hospital Santa Casa de Misericórdia de Limeira. A desapropriação amigável por parte da prefeitura veio na década de 1990, quando o prédio passou a ser sede da Secretaria Municipal da Cultura.

Com apresentação no Mercadão, “Henrique Marques” abre festejos de 150 anos

Acontece neste domingo, 5 de setembro, a abertura dos festejos de aniversário de fundação da Corporação Musical Henrique Marques, que completa 150 anos em novembro deste ano. O concerto será no Mercado Modelo às 10h, sob a regência do maestro Fernando Barreto. A entrada é gratuita.

Fundada em 1860 pelo professor de música Joaquim Luis Marques, a Corporação Musical Henrique Marques nasceu primeiro como “Banda Lira D’Oeste”. Após sua morte, em 1892, seu filho Henrique Marques, cujo nome passou a ser oficialmente o nome da Corporação, assume a regência.

Com cerca de 45 componentes, a corporação mantém uma escola que já formou importantes músicos limeirenses.

Ainda neste mês, além das tradicionais apresentações na Praça Toledo Barros, outros dois concertos serão realizados dentro dos festejos: domingo, dia 19, no Parque Nossa Senhora das Dores (Pavilhão do Feirante), às 10h30; e sábado, dia 25, na feira da Vista Alegre (Rua Antônio Massaro), às 16h.

Todas as apresentações constam da programação da Secretaria Municipal da Cultura, que, com isso, desenvolve o projeto de descentralização das artes em Limeira. Daí as apresentações em locais como o Mercado Modelo e as feiras. O uso desses locais só se tornará possível graças ao apoio dos comerciantes e das demais secretarias municipais.

Já nos domingos, dias 12, às 9h, e 26 de setembro, às 10h30, a corporação se apresenta no coreto da Praça Toledo Barros. A retreta do dia 12 foi antecipada para que a corporação faça a recepção musical aos atletas que participarão da corrida de rua e da caminhada realizadas pelo SESI.

A Prefeitura, por meio da Secretaria, mantém um convênio que prevê pagamento aos músicos desta corporação, bem como da “Arthur Giambelli”.

“Canções à L’Acarte” terá MPB como estilo


Chegando a sua 6° edição, o Canções à L’Acarte será realizado nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, às 20h, no Teatro Vitória. O tema do mês será Grandes Nomes da Música Popular Brasileira.

As bandas limeirenses À Palo Seco, Banda S-Dose, Dalband e Rosa Mística irão interpretar cinco músicas cada. Os consagrados cantores, Gilberto Gil, Tim Maia, Elis Regina, Belchior, Djavan, entre outros, serão os homenageados da noite.

Com a classificação indicativa livre, os ingressos estão sendo vendidos pelo valor de R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia-entrada) e com o bônus da ACARTE, que é encontrado no site http://acartelimeira.blogspot.com/ por R$ 3,00. O espetáculo musical é realizado pela Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675 ou na bilheteria do Teatro Vitória. Participe do blog da Cultura, acesse http://www.culturalimeira.blogspot.com/.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para melhorar atendimento, diretor do Teatro Vitória visita casas de espetáculos

Fábio Pentagrama, diretor do Teatro Vitória, em viagem nos Teatros de São Paulo

No último final de semana, o diretor do Teatro Vitória, Fábio Pentagrama, viajou para São Paulo, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as características dos teatros “Abril”, ”Bibi Ferreira” e das faculdades Anhembi/Morumbi. A ação integra o trabalho da Secretaria da Cultura de Limeira em favor de um atendimento melhor aos artistas e público.

Do teatro Abril, Pentagrama destacou a belíssima arquitetura. O diretor assistiu ao musical “Cats” e conversou com Saulo Vasconcelos, que interpreta o gato “Old Deuteronomy”. O ator, que já atuou em grandes musicais como “O Fantasma da Ópera”, “A Noviça Rebelde” e “A Bela e a Fera”, quis saber detalhes sobre o Teatro Vitória. Informado da organização, comentou “Tenho um projeto em andamento onde futuramente poderemos fazer uma parceria”.

Já Luiggi Francesco, conhecido como Thesco, diretor do Bibi Ferreira, apresentou a programação do Festival Nacional de Teatro de São Paulo e se prontificou em divulgar igual iniciativa em Limeira. O festival de Limeira será realizado entre os dias 19 e 26 de setembro. “É importante incentivar a participação dos artistas nos festivais”, falou Thesco.

Na sala da Anhembi/Morumbi, Fábio conheceu o ator e diretor André Rangel. O diretor de Limeira destacou a qualidade no atendimento e das dependências do local, que conta com plateia e dois mezaninos, com capacidade para 758 pessoas.Nas três oportunidades, Fábio informou-se sobre o regimento interno, atendimento ao público, capacitação de funcionários e normas de funcionamento da bilheteria e portaria.

Um dos itens citados nas três pontos visitados foi o início das apresentações no horário marcado, uma reivindicação da maioria dos artistas, situação que se busca em Limeira. “Contamos com a compreensão do público no sentido de se planejarem para chegar antes da abertura dos espetáculos, em respeito à concentração dos artistas e para não tirar a atenção do público presente”, falou Fábio.

Novas visitas serão agendadas. “A troca de experiências com artistas e diretores é fundamental para avaliar e aperfeiçoar o trabalho no Teatro Vitória”, afirmou Adalberto Mansur, secretário da Cultura.

Mansur destacou que a proposta é também ampliar a presença do limeirense no teatro. Segundo ele, já há um público que normalmente freqüenta a casa. Porém, com novas ações, busca-se trazer aqueles que, por várias razões, estavam afastados.

Uma das medidas envolve a vinda de espetáculos como o do último dia 20 de agosto, quando a atriz global Denise Fraga apresentou-se em Limeira com a peça “A Alma Boa de Setsuan”. “Vimos na platéia pessoas que há muito tempo não freqüentavam o teatro. Esse retorno se mostra importante para fortalecer a cultura de Limeira”, afirmou Mansur.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EMCEA faz audição para compor grupo estável de balé


A Secretaria da Cultura de Limeira, por meio da EMCEA (Escola Municipal de Cultura e Artes) “Maestro Mário Tintori”, realizou no último domingo, dia 29 de agosto, audição para selecionar integrantes que formarão um grupo estável de balé.

As candidatas são ex-alunas da escola e que concluíram as oficinas de balé em dezembro de 2009. Ao todo foram 32 inscrições e serão selecionadas 10 meninas de diferentes idades para começarem os trabalhos no mês de setembro.

Para o diretor da escola, Juraci Rodrigues Soares Requena, este é um dia especial para quem deseja seguir carreira de bailarina e brilhar em palcos de todo o país e do mundo, como foi o caso de alguns alunos que passaram pela EMCEA. Os primeiros passos são fundamentais na carreira de qualquer pessoa.

Recentemente, a escola cedeu espaço para bailarinos de toda a cidade para a realização, por meio da Limeira Companhia de Dança, de uma aula de balé clássico com o limeirense Demis Moretti, que há cinco anos atua em Hannover, na Alemanha. Demis, que deu seus primeiros passos na dança em oficinas oferecidas pela Secretaria da Cultura, é um exemplo de que com muito trabalho a projeção é possível.

A ansiedade estampada no rosto das candidatas e de seus acompanhantes não impediu o brilho e a expectativa de passar pela avaliação das professoras de dança Aline Juliane Savazzi e Iany Catherine Oliveira.

Outros exemplos são cultivados pela escola. As professoras que hoje ministram aulas relembram os primeiros passos, também na EMCEA, e as primeiras audições de suas carreiras. “Quando comecei não tinha condição financeira para arcar com uma academia particular e a abertura que a escola me deu foi fundamental para chegar até aqui”, diz Iany, que participou do mesmo projeto há nove anos.

“Acredito que esse projeto de construir um grupo com os alunos que saem da EMCEA, valoriza os próprios alunos e oferece novos caminhos. Dá oportunidade para aqueles que querem seguir com seriedade e aponta novas experiências que virão como é também pra nós professores avaliarmos e a todos que participaram como preparo pra quem sabe outras audições,” avalia Aline. Nos próximos dias, a escola divulgará a lista das selecionadas.

Já o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, aponta a iniciativa como integrante do processo de incentivo para a dança no município. “A escola municipal faz um trabalho de formação, que é complementado pelas academias particulares. Estamos buscando criar um ciclo que favorecerá a dança em Limeira, assim como outras manifestações culturais”, disse Mansur.

Alunos da APAE participam de “Hora do Conto” na Biblioteca Infantil

O aluno Victor exibe sua nova certeirinha da Biblioteca

Alunos da APAE são presenteados com livros


A Biblioteca Infanto-Juvenil “Profa. Cecília Quadros” realizou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, o projeto “Hora do Conto” com 10 alunos da Escola de Educação Especial “João Ometto”, pertencente à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira). As crianças, de 9 a 12 anos, possuem deficiência intelectual leve e estão em alfabetização.

O tema do encontro foi “Sistema Solar: Os Planetas”. Samanta do Nascimento, professora da turma, conta que a escolha do assunto está associada ao “Projeto Planetas”, desenvolvido na escola. “Além de incentivar a leitura e auxiliá-los na escrita, a Hora do Conto aumenta o interesse dos alunos pelos temas abordados em aula”, explica ela. Já a terapeuta ocupacional Nicole Provinciatto, que também acompanhou a turma, ressalta o papel da atividade não só no desenvolvimento escolar, mas pessoal de cada aluno. “O contato com os livros estimula a imaginação e criatividade, mas a visita também desenvolve a socialização e valores como autonomia e independência”, afirma.
Já é a segunda vez que a sala participa da contação de histórias. Para Ana Paula Vaz, funcionária da Biblioteca, educação e diversão se uniram, proporcionando aos presentes momentos de interação com a leitura e o conhecimento. “Foi um aprendizado para as crianças e para mim também”, confessa. “Meu amigo E. T.zinho”, de Neire Araújo, foi o livro adaptado por ela para abordar o assunto proposto. Após a contação de histórias, os alunos puderam ter contato com os livros e jogos educativos do acervo.

Cada criança foi presenteada com um livro, entre eles “Um menino genial”, de Keyla Ferrari e “A Traça Escritora” e “Mistério na Biblioteca”, de Sandra Aymone. A Biblioteca ofereceu também cadastro imediato para os alunos, que já puderam realizar a retirada de livros e da carteirinha. “O objetivo é criar o hábito da leitura em Limeira”, conta Ana Paula. Ela explica que a Telebiblioteca será disponibilizada à APAE, a fim de que os alunos não precisem se locomover para a devolução dos livros.

Nesta quinta-feira, 02 de setembro, a Biblioteca estará recebendo a Escola Infantil “Cantinho do Saber” para uma nova sessão da “Hora do Conto”. O projeto só é realizado mediante agendamento com as funcionárias. As Bibliotecas Municipais funcionam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, sendo ligadas à Secretaria Municipal da Cultura.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.
Aluna posa para fotos do cadastro, realizado na hora

Ana Paula conta a história "Meu amigo E.T.zinho" para as crianças