terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Orquestra realizará Concerto de Ano Novo

A Orquestra Sinfônica de Limeira realizará na próxima quinta-feira, 28 de Janeiro no Teatro Vitória, o primeiro Concerto de 2010. Com regência do maestro Rodrigo Müller e a participação do solista Matheus Baião no violino, o espetáculo prevê a execução de clássicos como “IL Tempesta in Mare (Uma Tempestade no Mar)”, de Antônio Salieri.

Estão também na programação as músicas “Gonzaguiana”, de Ciro Pereira; “Valsa do Ballet do Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky; “Dança das Horas”, da ópera de La Gioconda; e o concerto para violino “Verão”, de Vivaldi.

O espetáculo terá início as 20h30. As entradas custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Mais informações na Secretaria Municipal da Cultura, pelo telefone (19)3451.0502 ou pelo culturalimeira@yahoo.com.br.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Começam ensaios para a Via Sacra 2010

Espetáculo comemorará 20 anos de encenação com novidades

A Secretaria da Cultura já está preparando a 20ª edição da Via Sacra. Na última quarta-feira, 20 de Janeiro, foi realizada no Teatro Vitória uma reunião com parte do elenco que participará do espetáculo. A reunião teve como objetivo planejar os ensaios e preparar o evento, que este ano contará com novo texto e nova direção.

Quem estiver interessado em participar do espetáculo ainda pode se inscrever na Secretaria Municipal da Cultura (Palacete Levy – Boa Morte, 11, Centro). É necessário apenas o preenchimento de uma ficha com os dados do participante. Os ensaios serão realizados às terças, quartas e domingos no Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro).

Juraci Rodrigues Soares Requena, secretário da Cultura substituto em exercício, aproveita a ocasião para fazer o convite a toda população, e especialmente a todos aqueles que já fizeram parte do elenco do espetáculo desde sua primeira edição, em 1990, a participarem novamente.

“A expectativa é muito grande, por ser o ano em que o espetáculo completa 20 anos, e nessa data queremos convidar todas as pessoas que fizeram parte desta trajetória de sucesso para que venham comemorar conosco em um grande encontro. Mais uma vez a maior História de todos os tempos será contada pelo povo de Limeira, o que nos enche de orgulho”, ressaltou Juraci.

Está marcado para o dia 31 de janeiro, às 10h, o primeiro ensaio, no Teatro Vitória. A readaptação do texto épico da vida, morte e ressurreição de Jesus contará coreografias, cenários e figurinos especiais. “A Secretaria de Cultura está preparando uma Via Sacra com muito mais emoção, cenas novas e nova direção; que promete envolver todos os espectadores”, garante Juraci.

Para a vigésima edição estão reservadas ainda outras novidades. Podem participar da encenação pessoas de todos os cantos da cidade e sem limite de idade. Mais informações podem ser obtidas no Teatro Vitória, pelo telefone (19) 3451-6679; e na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (19) 3451-0502 ou no e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Escola Livre de Música abrirá vagas para cursos gratuitos

A Escola Livre de Música (ELM), administrada pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, abrirá vagas para a temporada de cursos em 2010. Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a escola oferecerá 11 cursos, que serão ministrados de segunda à sexta-feira em horário noturno. As aulas acontecerão no Palacete Levy e estão destinadas a alunos com ou sem conhecimento musical prévio. A idade mínima para a matrícula é de 10 anos completos.

As inscrições serão realizadas somente nos dias 4 e 5 de fevereiro, para os cursos de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarineta, trompa, trompete, trombone, percussão, viola caipira e canto (coral). Para o ato da inscrição é necessário documento de identificação (certidão de nascimento, RG ou RG escolar) e comprovante de endereço. Para menores de 18 anos é indispensável a presença de um responsável.

Os procedimentos serão realizados das 14h às 20h no Palacete Levy (Largo da Boa Morte, nº 11, Centro), mesmo local onde serão ministradas as aulas. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (19) 3451-0502.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cultura abrirá inscrições para cursos gratuitos

A Secretaria Municipal da Cultura abrirá as inscrições para os cursos gratuitos da Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA) e para a Escola Popular de Música (EPM) para o ano de 2010. O período de seleção será de 18 à 22 de Janeiro. As inscrições deverão ser feitas nas instalações das escolas, das 8h30 às 19h. Os interessados devem ir munidos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e uma foto 3x4 recente. Confira os cursos disponíveis:


Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (19) 3451.0502.

Decadie promove reunião sobre o Plano Municipal de Igualdade Racial


O Decadie (Departamento de Cultura Afro descendente e da Integração Étnica), vinculado à Secretaria de Cultura, promoveu nesta terça, 12 de Janeiro às 19h, uma reunião para a discussão do Plano Municipal de Igualdade Racial. Participaram do evento, sediado no Palacete Levy, várias entidades, ONG's e lideranças ligadas ao Movimento Negro.

O Plano é fruto da 1ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, realizada em Brasília em 2003. Como resultado dessa Conferência, nasceu o Plano Nacional de Igualdade Racial, através do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Com a realização da 2ª Conferência Nacional em 2009, as organizações participantes do evento defenderam, entre várias propostas, a instituição do Plano nos municípios e nos estados.

Galdino Clemente, diretor do Decadie, explica que o departamento teve a iniciativa de promover a discussão do Plano Municipal de Igualdade Racial, com o objetivo de levar aos interessados o conhecimento da proposta inicial do Projeto. O principal objetivo é identificar os problemas que geram as desigualdades étnico-raciais e aprimorar propostas e soluções.

“Limeira participa do fórum permanente das entidades que lutam pela promoção da igualdade racial. Nesse sentido, iniciou-se o debate na cidade pela construção democrática do Plano Municipal de Igualdade Racial, que é um importante instrumento para que o poder público possa desenvolver ações, programas e políticas públicas que contribuam para diminuir as desigualdades na cidade”, explicou ele.

O Projeto será apresentado ao Sr. Prefeito Sílvio Félix, que deverá sancioná-lo após o debate público ser concluído. Estão previstas mais duas reuniões até o dia 25 de Janeiro, que serão abertas a comunidade. Mais informações sobre os próximos encontros podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (19) 3451.0502.

Abertas inscrições para o Projeto Ademar Guerra


A Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira, divulgou a abertura das inscrições para seleção de Grupos Teatrais e Orientadores para o Projeto Ademar Guerra. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da ASSAOC – Associação Amigos das Oficinas Culturais -o programa abre período de inscrições de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010, para os grupos interessados em receber orientações, e 23 a 26 de fevereiro de 2010 para orientadores.

Criado em 1997, o Projeto Ademar Guerra oferece orientação artística a grupos teatrais, e é abrangente para cidades do interior, da região metropolitana e do litoral de São Paulo (exceto capital). A orientação consiste no acompanhamento do trabalho do grupo por um profissional de teatro, contratado através de processo público de seleção. Esse profissional atuará junto ao grupo, em sua própria cidade, através de 2 encontros mensais de 6 horas cada, realizados quinzenalmente, seguindo orientação pedagógica estabelecida pela coordenação do projeto.

O nome do programa homenageia o diretor de teatro Ademar Guerra (1933-1993). Ao longo de sua carreira, ele atuou em diversas áreas, realizando também espetáculos de dança, música e séries para televisão. Podem se inscrever grupos que já tenham desenvolvido atividades teatrais antes do ano de 2010 e que tenham permanência de integrantes no grupo; ou estejam em processo de pesquisa e/ou criação de um espetáculo teatral.

Mais informações sobre o Projeto Ademar Guerra nos telefones (11) 2292-7711/ (19) 2292-7071 (ramais 209 ou 211) ou acessando http://www.oficinasculturais.org.br/.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Estado seleciona grupos para Festival Paulista de Circo


Estão abertas as inscrições para o 3º Festival Paulista de Circo, que ocorrerá de 7 a 11 de abril em Limeira. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, com co-produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e parceria com a Cooperativa Paulista de Circo e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municpal da Cultura.

O festival reunirá os diversos grupos e artistas circenses, com as mais variadas linguagens. Serão cinco dias de grandes espetáculos, passando por números de rua, brincadeiras, oficinas e atividades de recreação abertos ao público. O objetivo é estimular o intercâmbio entre os diferentes grupos circenses da capital e de outras cidades do estado, possibilitando a troca de experiências e a formação profissional de artistas mais jovens. Limeira será pela terceira vez a sede do evento.

Podem ser inscritos números variados, cuja seleção ficará a cargo da Secretaria de Estado da Cultura. No ano passado, dois grupos de Limeira – um ligado ao Ceprosom e outro da Corporação Musical Henrique Marques – integraram a programação.



O período de inscrições vai até 19 de janeiro. Mais informações através da Secretaria de Estado da Cultura, no telefone (19) 2627-8000 ou acessando http://www.cultura.sp.gov.br/.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Abertas inscrições para a Via Sacra 2010

Estão abertas as inscrições para a Via Sacra 2010. Organizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, o evento terá apresentações ao longo da Semana Santa, no início do mês de abril, no terreno localizado ao lado do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal).

Os interessados em participar da maior história de todos os tempos, contada pelo povo de Limeira, deverão procurar os seguintes departamentos da Cultura: Palacete Levy (Largo Boa Morte,11 – Centro) e Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro). As inscrições são gratuitas, sendo necessário apenas o preenchimento de uma ficha com os dados do participante. Os ensaios terão início ainda em janeiro.

Para Carlos Jerônimo Vieira, diretor de Cultura, o evento é um dos mais emocionantes promovidos pela Prefeitura e ele tem certeza de que este ano será melhor ainda. “Estamos aguardando a participação de 200 pessoas para contarmos esta história de tanta emoção, que sempre mexe com os sentimentos do público”, afirma Jerônimo. O diretor não revela as novidades, mas garante que a população se surpreenderá com o resultado.

Para o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, ver a Via-Sacra a cada ano crescendo mais é a certeza de que a cidade apoia a efervescência cultural dos últimos tempos. “No ano passado trocamos 50% dos figurinos usados pelos participantes da Via-Sacra e a tendência é que, em 2010, consigamos novas parcerias na realização deste que já é um tradicional espetáculo anual, uma das maiores encenações do gênero no Estado”, afirma o secretário.

Informações sobre as inscrições da Via Sacra podem ser obtidas nos telefones: (19) 3451-2675 e (19)3451-6679.


Imagens: Via Sacra 2009

Delegados avaliam Conferência Estadual de Cultura

O Palacete Levy sediou no dia 22 de dezembro reunião dos delegados de Limeira que participaram da Conferência Estadual da Cultura. O encontro serviu para um balanço da participação local na conferência, bem como discutir questões para o ano de 2010.
Estavam presentes, representando o setor público, o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, o diretor da secretaria, Juraci Soares, e a assessora Raquel Belzi. Juraci foi o representante da secretaria no encontro estadual.

Dos delegados eleitos pela conferência municipal, realizada em outubro de 2009, participaram Fernanda Moreira, Lucas Barel e André Assunção. Os outros dois delegados de Limeira não puderam estar presentes, em razão de questões particulares.

Os delegados deixaram suas impressões sobre a conferência estadual, que ocorreu no dia 26 de novembro, em São Paulo. Limeira está integrando uma articulação em favor da cultura feita por municípios da região, notadamente no entorno de Campinas. Esse grupo conseguiu eleger dois representantes para a conferência nacional, prevista para o período de 11 a 14 de março, em Brasília.

Além disso, a reunião no palacete serviu para dar continuidade ao processo de discussão sobre a participação dos produtores e gestores culturais nas iniciativas de Limeira ao longo dos próximos anos. Mansur pregou que Limeira tenha uma participação na esfera nacional, como na articulação feita em São Paulo, mas que privilegie a ação local e regional.

Uma das conclusões da reunião é que essa participação deve ser incrementada, por meio de iniciativas gestadas dentro de um conselho municipal. O grupo deliberou no sentido de conhecer localidades onde o conselho tem atuado, visto ser uma forma de ação ainda inédita em Limeira.

Outras formas de incentivar a produção cultural na cidade serão avaliadas. No final de janeiro, os delegados voltam a se reunir para discutir esses e outros temas.

Limeirenses na Conferência Estadual da Cultura (Outubro/2009)

Confira a Programação de Eventos da Secretaria da Cultura para o mês de Janeiro

“CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, dias 10 e 24 às 10h30 – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto

Entrada Franca


“CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, dias 17 e 31 às 10h30 – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência de Leandro Pereira

Entrada Franca

Prefeitura de Limeira
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira