quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Biblioteca Municipal “Prof. João de Sousa Ferraz” comemora 70 anos

Na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz completa seus 70 anos de existência. Em comemoração, a equipe das Bibliotecas Municipais realiza exposição com painel de fotos dos locais onde funcionou durante este período, com um breve histórico de seu desenvolvimento. O evento ocorre desde o dia 13 de dezembro, no saguão de entrada das Bibliotecas Municipais (Rua Senador Vergueiro, 845, Centro), até dia 30 de dezembro, das 8h às 17h (exceto aos finais de semana).

Atualmente, a Municipal Prof. João de Sousa Ferraz conta com cerca de 26 mil livros em seu acervo, abrangendo todas as áreas do conhecimento, destacando-se as obras de literatura de autores nacionais consagrados, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector , Cecília Meireles, José de Alencar, Mario de Andrade, Machado de Assis, Mario Quintana, entre outros; e estrangeiros como Gabriel Garcia Marquez, Marcel Proust, George Orwell, Leon Tolstoi, William Shakespeare, Franz Kafka e Albert Camus dentre muitos outros. Segundo levantamento feito em novembro de 2010, 7.340 limeirenses são usuários da Biblioteca.

“Ao longo destes 70 anos, o espaço passou do sonho de um grupo de intelectuais da época, a um agente participativo e atuante na cultura da cidade”, diz Lígia Consuelo Araújo, atual coordenadora das Bibliotecas Municipais. Lígia conta que do aprimoramento dos seus serviços, com a implantação de técnicas biblioteconômicas em 1943, da inauguração dos catálogos de fichas, em 1974, e da implantação do sistema informatizado de acesso ao acervo, em 2008; o ponto alto da Biblioteca em seu setuagésimo aniversário é o projeto de implantação de suas novas instalações, no Parque Cidade.

O projeto da nova Biblioteca visa estabelecer um novo conceito e valorização da leitura em Limeira, mobilizando novos recursos para atendimento ao publico e melhoria dos serviços oferecidos; criando um espaço de conhecimento, lazer e cultura à altura da comunidade a quem se destina. "Desde que assumi a secretaria, procurei dinamizar os trabalhos da biblioteca, por meio de ações culturais que remetam à leitura e garantam o acesso ao livro, já que o perfil do usuário mudou ao longo dos últimos anos, por conta da internet", conta secretário da Cultura, Adalberto Mansur. "Nesse sentido, tivemos tanto o engajamento dos funcionários da secretaria como do público leitor, que aprovou as ações e também tëm sugerido novas medidas que estão em fase de avaliação", diz ele.

História

A Biblioteca Municipal nasceu de um Decreto Lei nº 332, do dia 20 de dezembro de 1940, assinado pelo Senhor Prefeito Municipal Ari Levy Pereira. Sua primeira morada era no antigo casarão, na esquina da Rua Barão de Cascalho com Rua Senador Vergueiro. Seu primeiro funcionário, o Sr. José Campana Neto, precisou fazer um estágio na Biblioteca Municipal de Piracicaba, para aprender seu funcionamento.

No ano de 1943, a Biblioteca transferiu-se para o prédio da Sociedade Italiana, na Rua Barão de Campinas. Nessa Biblioteca trabalhou a 1ª bibliotecária, a Sra. Lydia Bortolato Lang, que teve um papel primordial para que a Biblioteca tivesse a sua organização nos moldes biblioteconômicos.

De 1950 até 1986, quando foi transferida para o prédio construído especialmente para a Biblioteca Municipal, na Rua 13 de Maio, o espaço esteve em diferentes endereços: Rua Barão de Cascalho com a Rua Alferes Franco (antigo prédio do Limeira Clube), Rua Carlos Gomes, Rua Santa Cruz (Antigo prédio do Colégio Santo Antonio), Rua Barão de Cascalho com Rua Carlos Gomes, Largo da Boa Morte, Rua Santa Cruz com Deputado Otávio Lopes (fundos). Em dezembro de 2009, mudou-se da Rua 13 de maio, por ocasião do início da reforma do prédio. A partir de 03 de maio de 2010, passou a funcionar provisoriamente na Rua Senador Vergueiro, 845, enquanto aguarda a execução do projeto de suas futuras instalações no Parque da Cidade, onde funcionava o Ceprosom.

De acordo com o Decreto nº. 135 de 25 de junho de 1990, a Biblioteca Municipal de Limeira passou a ser denominada “Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz”, homenageando a efusiva participação do Professor na fundação e instalação do espaço em nossa cidade, tornando-o patrono da Biblioteca Municipal.

Outras informações podem ser obtidas no telefone das Bibliotecas Municipais – (19) 3422.6539 – ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário